Sem categoria

Programas ajudam governo a garantir sustentabilidade das cidades

Teve início, na manhã desta segunda-feira (17/11), o Seminário Nacional “O planejamento como instrumento de desenvolvimento urbano sustentável”. O evento ocorre na sede da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), em Cuiabá, e faz parte da programação que antecede o 38º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas, que será realizado entre os dias 20 e 23 de novembro, também na capital de Mato Grosso.

A primeira palestra do seminário foi realizada pelo coordenador do Programa Minha Casa, Minha Vida, Marcelo Martiniano, arquiteto que atua no Ministério das Cidades, em Brasília (DF). O coordenador explicou aos participantes como os programas habitacionais têm sido utilizados pelo governo federal como uma tentativa de promover a sustentabilidade urbana e a qualidade de vida na produção da chamada Habitação de Interesse Social.

Segundo Martiniano, quando se trata de trazer o conceito de sustentabilidade para as cidades é fundamental superar alguns desafios. “Entre esses desafios estão enormes passivos socioambientais acumulados, enfrentamento das demandas de crescimento econômico, necessidade de soluções integradas e intersetoriais, assim como a necessidade de revisão de padrões e de busca por soluções próprias e não importadas, que sejam adequadas à realidade do nosso país e de suas diferentes regiões”, destacou Martiniano.

Abertura

A abertura do seminário contou com a participação do presidente da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA), Jeferson Salazar, e da presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Mato Grosso (Sindarq/MT), Telma Soares, responsáveis diretos pela organização do evento. Além deles, também estiveram presentes representantes das instituições que o apoiam, como a AMM, a Caixa Econômica Federal e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT).

De acordo com a presidente do Sindarq/MT, os temas que serão discutidos no seminário e no curso são muito importantes no contexto social e econômico de Mato Grosso. “Esta é uma ótima oportunidade para conhecer mais a respeito das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano”, destacou Telma.

O presidente do CAU/MT, Claudio Miranda, enfatizou a importância do evento para a capacitação dos arquitetos e urbanistas interessados em atuar na área de planejamento das cidades. Segundo ele, além de recursos para investimento, há também postos de trabalho que podem ser ocupados por profissionais qualificados, mas é necessário que os arquitetos estejam mais presentes nesse processo.

Para o presidente da FNA, Jeferson Salazar, discutir o planejamento integrado das cidades é fundamental para que se possa conceber municípios de acordo com o que a sociedade precisa. “Por isso é essencial qualificar os gestores públicos na área de políticas públicas, porque elas são alternativas necessárias para proporcionar a melhoria das condições de vida da população”, disse Jeferson.
 

Seminário nacional e curso

 
O Seminário Nacional segue até terça-feira (18 de novembro), com palestras sobre Urbanização e regularização fundiária, saneamento e gestão de resíduos, mobilidade urbana, preservação do patrimônio histórico e financiamento e acesso a recursos federais.

Já nos dias 19 e 20 de novembro, acontecerá o curso Gestão de Obras e Serviços em Arquitetura e Urbanismo. A capacitação será ministrada pelo arquiteto e urbanista Walter Maffei, doutor em Estruturas Ambientais Urbanas e consultor em Gerenciamento de Obras. Assim como o seminário, o curso também será realizado no auditório da AMM.

ENSA

Com o tema FNA: 35 anos de luta pela valorização da profissão, a 38ª edição do Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (Ensa) será realizada de 20 a 23 de novembro de 2014, em Cuiabá, em Mato Grosso. O evento é promovido pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e pelo Sindarq/MT, com apoio do CAU/BR, CAU/MT, Caixa Econômica Federal, Sebrae, Associação Mato Grossenses dos Municípios (AMM) e Ministério das Cidades/Governo Federal.

O encontro nacional ocorrerá no salão Ipê do Hotel Holiday In Express (Avenida Miguel Sutil, 2050), no bairro Jardim Leblon, e será dividido em três grandes blocos de debate. O primeiro deles abordará a conjuntura econômica e política e as perspectivas sindicais para os próximos anos. O segundo, as relações de trabalho e a defesa dos direitos trabalhistas. Para finalizar a programação, o tema será o Conselho de Arquitetura e Urbanismo e a interface com as entidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo