Compartilhe

Arquitetos e urbanistas assinam contrato para realizar projetos do Nenhuma Casa sem Banheiro

Iniciativa do CAU/RS permitirá construir 359 unidades sanitárias em residências de baixa renda em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. 

Na última quinta-feira (28/04), um novo e importante passo foi dado rumo à concretização do projeto Nenhuma Casa sem Banheiro em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Os 36 arquitetos e urbanistas credenciados pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) a partir da realização de Edital de Chamamento Público estiveram presentes para assinar o contrato junto à Associação de Engenheiros e Arquitetos de Canoas (Seaca). A solenidade contou com a presença do prefeito em exercício de Canoas e demais autoridades do município, bem como de representantes de entidades da Arquitetura e Urbanismo.

“Acredito que vislumbramos a chance de entregar uma nova vida para essas famílias; saber que o cotidiano delas pode ser transformado com esse projeto”, afirma a arquiteta e urbanista Evelise Both, uma das credenciadas pelo CAU/RS. Rafael Haag também faz parte do time, e afirma estar muito feliz em fazer parte da iniciativa. “Um banheiro pode ser algo simples e pequeno para alguns, mas para muitas famílias é inexistente. Por um lado, isso pode assustar mas, por outro, comprova a importância do projeto.”

Ao todo, devem ser construídas 359 unidades sanitárias, sendo cada profissional responsável por até dez projetos de banheiros. A coordenação geral é do arquiteto e urbanista Roberto Luiz Decó, ex-conselheiro do CAU/RS. Os recursos  a serem utilizados nas obras são provenientes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Obras e Habitação (SOP/RS). Em abril do ano passado, o Conselho e a Secretaria assinaram um Termo de Cooperação para levar o projeto Nenhuma Casa sem Banheiro à Região Metropolitana de Porto Alegre. Em dezembro, o município de Canoas firmou o convênio com CAU/RS e SOP/RS.

Médico da casa

Ao parabenizar os arquitetos e urbanistas presentes, o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, resgatou um pouco da história da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), o direito à moradia digna e o programa ATHIS Casa Saudável, ponto de partida para o Nenhuma Casa sem Banheiro. “Estamos construindo uma política pública ao mesmo tempo em que estamos colocando-a em prática. Vamos ao trabalho!”, destacou Tiago, lembrando que o profissional de Arquitetura e Urbanismo é quem tem os remédios para a “casa doente”.

Para a presidente da Seaca, arquiteta e urbanista Rosane Salamoni, este é um momento ímpar da história da Associação. “Nosso saber técnico fará de Canoas uma cidade mais saudável”. O Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Canoas, César Augusto Ribas Moreira, destacou a importância do projeto e a responsabilidade dos profissionais. “Canoas e essas famílias jamais esquecerão vocês.”

Antes de encerrar o encontro, que seguiu com reunião técnica dos profissionais contratados, o prefeito de Canoas em exercício, Nedy de Vargas Marques, salientou a importância do trabalho realizado por arquitetos e urbanistas. “Este projeto é sinônimo de saúde e dignidade para essas famílias.”

Também estiveram presentes na solenidade o Chefe de Gabinete do CAU/RS, Paulo Henrique Soares, o presidente do Instituto de Arquitetos e Urbanistas (IAB RS), Rafael Passos, e o representante do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs), Rodrigo Barbieri.

Reunião técnica

O término da solenidade foi seguido de uma reunião junto aos arquitetos e urbanistas que atuarão no projeto. Eles acompanharam um treinamento realizado pela Assessora Técnica do Gabinete de ATHIS do CAU/RS, Sandra Helena Lehnen Becker, pelo coordenador-geral Roberto Luiz Decó e também pelos coordenadores adjuntos do projeto: a Seaca é representada por Isabel Cristina Valente, o Saergs por Josiane Scotton e o IAB RS por Eduardo Baldauf. De acordo com Sandra, a previsão é de que as visitas técnicas comecem nesta primeira semana de maio. “Cada arquiteto e urbanista será acompanhado do seu supervisor e agente de mobilização da prefeitura. Durante a visita, será realizado o atendimento de assistência técnica, verificando com o responsável da família o local para a instalação da unidade sanitária e identificando informações da casa que irão compor um diagnóstico sobre o que é a ‘casa saudável’. Esse documento poderá auxiliar a prefeitura em futuros projetos relacionados à moradia. Cada profissional atenderá cinco famílias e, 30 dias após as visitas, os projetos executivos serão encaminhados à prefeitura de Canoas para aprovação”, explica.  Clique aqui para conhecer o nome dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo credenciados para atuar no projeto Nenhuma Casa sem Banheiro em Canoas.