Compartilhe

Visitas técnicas marcam avanço do Nenhuma Casa sem Banheiro em Canoas

Mais de 350 unidades sanitárias devem ser construídas em residências de baixa renda.

Da esq. para a dir.: arquiteta e urbanista supervisora Josiane Scotton, arquiteto e urbanista supervisor Eduardo Baudauf, assessora Técnica do Gabinete de ATHIS do CAU/RS, Sandra Helena Becker; Chefe de Gabinete do CAU/RS, Paulo Henrique Soares; coordenador-geral, Roberto Luiz Decó; e arquiteta e urbanista credenciada Evelise Both.

Nenhuma Casa sem Banheiro segue avançando em Canoas: a primeira etapa de visitas técnicas às residências que serão atendidas pelo projeto no município já está sendo concluída. Nesta rodada foram contemplados os bairros Guajuviras e Niterói. A segunda etapa, que incluirá visitas nos bairros Mathias Velho, Harmonia, Mato Grande, Fátima e Rio Branco, deve começar na segunda quinzena de junho. O time de profissionais de Arquitetura e Urbanismo, credenciados pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) a partir da realização de Edital de Chamamento Público, realizam as visitas acompanhados de supervisores e de agentes de mobilização da prefeitura.

“É inadmissível que existam pessoas sem acesso a um banheiro em sua própria casa, mas essa indignação não nos paralisou. Pelo contrário: desde o começo da pandemia idealizamos esse projeto, reunimos diversos parceiros e planejamos as ações que agora começam a dar resultados em escala. No caso de Canoas, serão 360 famílias beneficiadas, mais de mil pessoas, mais de 40 arquitetos diretamente envolvidos, recebendo remuneração adequada e colaborando efetivamente para resolver os problemas. E assim, o CAU/RS e os arquitetos e urbanistas provam às administrações públicas – e para a sociedade – que é possível, sim, enfrentar essa carência básica, desde que haja vontade política, articulação e perseverança.”

“Em pleno século 21 vemos residências sem acesso à agua tratada, sem banheiro, e isso é uma lacuna enorme no que diz respeito a viver com dignidade. Isso mostra a necessidade e a importância do trabalho do arquiteto e urbanista como profissional qualificado para melhorar as condições de vida de quem mais precisa”, explica a Assessora Técnica do Gabinete de ATHIS do CAU/RS, Sandra Helena Lehnen Becker.

 

 

Saiba mais

Uma iniciativa do CAU/RS, o Nenhuma Casa sem Banheiro tem por objetivo levar melhorias sanitárias às residências de comunidades de baixa renda, nos moldes da Lei Federal nº 11.888/2008, a Lei de ATHIS – Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social.

Em Canoas, devem ser construídas 359 unidades sanitárias. Os recursos a serem utilizados nas obras são provenientes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Obras e Habitação (SOP/RS). Em abril do ano passado, o Conselho e a Secretaria assinaram um Termo de Cooperação para levar o projeto Nenhuma Casa sem Banheiro à Região Metropolitana de Porto Alegre. Em dezembro, o município de Canoas firmou o convênio com CAU/RS e SOP/RS.

Durante as visitas técnicas, será realizado o atendimento de assistência técnica, verificando com o responsável da família o local para a instalação da unidade sanitária e identificando informações da casa que irão compor um diagnóstico sobre o que é a ‘casa saudável’. Esse documento poderá auxiliar a prefeitura em futuros projetos relacionados à moradia. Clique aqui para conhecer o nome dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo credenciados para atuar no projeto Nenhuma Casa sem Banheiro em Canoas.