Compartilhe

Nenhuma Casa sem Banheiro: começam visitas técnicas em Charqueadas

Cerca de 20 unidades sanitárias devem ser construídas no município.

Localizado na Região Metropolitana de Porto Alegre, Charqueadas está entre os municípios que firmaram convênio para a implementação do projeto Nenhuma Casa sem Banheiro, uma iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Assim como em Canoas, começaram em Charqueadas as visitas técnicas para levantamento de dados junto às famílias que serão contempladas pelo programa. Sob coordenação-geral do arquiteto e urbanista Gabriel Menna Barreto, o time de profissionais formado por José de Alencar Todente, Daniel Hahn, Daniele Ochôa e Evelin Oprach visitou os bairros São Miguel, Parque dos Coqueiros, Beira Rio e Parque das Laranjeiras – há previsão de mais bairros serem incluídos na iniciativa. O prefeito municipal Ricardo Vargas também acompanhou esta primeira etapa de visitas. Cerca de 20 unidades sanitárias devem ser construídas no município. Após a conclusão dos projetos, serão iniciados os trâmites administrativos para a licitação das obras.

Antes de avançar rumo às visitas técnicas, uma série de reuniões junto à prefeitura municipal contribuiu para a evolução do projeto na cidade. Em maio deste ano, um convênio entre CAU/RS foi firmado também com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), que atuará em Charqueadas com colaboração do Sindicato dos Arquitetos no Estado Rio Grande do Sul (Saergs).

A prefeitura de Charqueadas atua no desenvolvimento do Nenhuma Casa sem Banheiro por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão de Projeto, representada pelo engenheiro civil e coordenador do projeto pelo município, João Lima, e pelo estudante de Arquitetura e Urbanismo e estagiário da Secretaria, Tiago Machado.

 

 

 

 

Saiba mais

Uma iniciativa do CAU/RS, o Nenhuma Casa sem Banheiro tem por objetivo levar melhorias sanitárias às residências de comunidades de baixa renda, nos moldes da Lei Federal nº 11.888/2008, a Lei de ATHIS – Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social.

Os recursos a serem utilizados nas obras são provenientes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Obras e Habitação (SOP/RS). Em abril do ano passado, o Conselho e a Secretaria assinaram um Termo de Cooperação para levar o projeto Nenhuma Casa sem Banheiro à Região Metropolitana de Porto Alegre.

 

 

Confira abaixo algumas fotos da primeira visita técnica em Charqueadas: