Avaliação pós-ocupação

Atividade técnica que consiste na avaliação de resultado de projeto, voltada para diagnosticar aspectos positivos e negativos do ambiente construído em uso.

A aplicação da Avaliação Pós-Ocupação (APO) é um recurso muito útil, pois serve para avaliação de desempenho em uso de edificações e ambientes construídos que leva em consideração não somente o ponto de vista dos especialistas, mas também à percepção da satisfação dos usuários.

Dentre os métodos e técnicas que podem ser adotados para uma APO, estão: aplicação de questionários, entrevistas e atividades de grupo, análises de plantas e memoriais técnicos, medições físicas de conforto ambiental, avaliando eficiência energética, eficiência no consumo de água, qualidade do ar no interior da edificação, a iluminação natural e a ergonomia no mobiliário.

Os resultados do diagnósticos de APO podem ser aplicados tanto em novas edificações (melhoria em projetos futuros), como em projetos de intervenção naquelas já existentes (reformas e retrofits).

Uma vez que as expectativas e formas de uso das edificações são aspectos dinâmicos, e os usos dos ambientes modificam-se de forma contínua, acompanhando as transformações tecnológicas, sociais e culturais, os edifícios precisam ser concebidos de modo a permitir essas atualizações.

SAIBA O QUE MAIS OS PROFISSIONAIS DE ARQUITETURA E URBANISMO PODEM FAZER!

Skip to content