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012/2015 Poc/Vbs/Mc
CLIENTE: Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul CAU- RS
ASSUNTO: Relatório Consubstanciado sobre os Trabalhos de Auditoria Externa na
Área de Contábil, Patrimonial e Financeira referente ao Quarto
Trimestre de 2014.
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1 Considerações Iniciais
Estamos apresentando o relatório sobre os trabalhos de auditoria externa,
especificamente na área de contábil referente ao exercício de 2014, realizado na entidade
durante o mês de fevereiro de 2015.
O trabalho abrangeu a revisão da documentação comprobatória, controles internos,
procedimentos e rotinas praticadas pelas áreas, bem como as informações gerenciais,
contábeis, sistêmicas e legais.
Os exames foram realizados segundo os padrões usuais de auditoria, incluindo aplicação
de testes e exames sobre operações, livros, registros, documentos e controles
subsidiários, bem como entrevistas e questionamentos aos responsáveis por cada
rotina/procedimento na extensão e profundidade julgadas necessárias.
No decorrer de nossos trabalhos, com a aplicação dos procedimentos em cada ponto,
aprofundamos aqueles assuntos que por relevância, insegurança nos controles e
informações ou por não conformidade constatada exigiram maior detalhamento e
possuem comentários específicos a respeito.
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2 Aspectos Contábeis e Controles Internos
2.1 Bancos Conta Movimento R$ 3.035,02
Examinamos a movimentação da conta, efetuando confronto com extratos bancários e
documentação comprobatória onde podemos constatar que a conta é utilizada para
efetuar pagamentos diversos do CAU/RS.
Constatamos que os saldos diários encontram-se zerados, sendo efetuados resgates de
valores de poupança diariamente conforme a necessidade.
2.2 Bancos Conta Arrecadação R$ 168.553,75
Saldo apresentado em conta se refere à conta do Banco do Brasil S/A conta 23348.
Examinamos a movimentação financeira através da análise do extrato bancário, revisando
a movimentação diária. Os valores recebidos são aplicados em conta poupança, não
sendo encontradas irregularidades.
2.3 Bancos Conta Vinculada a Aplicações Financeiras R$ 11.902.626,89
O saldo do grupo de contas estava assim composto em 31/12/2014:
Contas R$
Banco do Brasil CB/RDB conta 23347-1 8.990.633,83
Banco do Brasil Conta Poupança conta 23347-1 35,76
Banco do Brasil Conta Poupança conta 23348-X 2.713.119,22
Banco do Brasil CDB/RDB conta 23348-x 198.838,08
Total 11.902.626,89
Verificamos que os saldos contábeis estão de acordo com extratos bancários e suas
movimentações, os rendimentos ocorridos no período foram devidamente contabilizados.
2.4 Créditos a Curto Prazo R$ 258.243,06
Saldo contábil apresentado é composto pela conta de anuidades pessoa física.
Examinamos a conta e sua movimentação, onde constatamos o lançamento do valor de
R$ 3.121.285,00 no dia 02/01/2014, referente à projeção de valores a serem recebidos de
anuidades e os devidos recebimentos mensais.
Conforme conversado, quem efetua a projeção das receitas dos CAU é o CAU/BR,
através da comissão de planejamento e finanças do mesmo e apresentado através do
relatório de Diretrizes para elaboração do plano de ação e orçamento do CAU para o
exercício de 2014.
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Salientamos que nesta projeção de receitas do CAU/BR estima projeção do quantitativo
de pessoa física para os exercícios, onde solicitamos relação de quais ativos compõe o
valor lançado, sendo informado que o sistema SICCAU não possui nenhum relatório com
está posição.
Conforme comentado em relatórios anteriores emitidos por nós auditores, este controle
e falta de relatório não permite saber ou identificar quais as pessoas físicas ativas,
pagantes ou não pagantes de suas anuidades, não sendo possível o CAU/RS efetuar um
controle e revisão financeira de seus Arquitetos e Urbanistas vinculados a ele.
Salientamos ainda que os relatórios financeiros mensais de receitas (recebimento) são
gerados apenas de forma sintética, não demonstrando de quem são os recebimentos,
também já comentado em relatórios anteriores por nós auditores.
2.5 Impostos a Recuperar R$ 3.748,98
Em nossa análise verificamos que o saldo se refere ao pagamento de IPTU 2014 para
solicitação de certidão junto a Prefeitura Municipal, salientamos que o Conselho é imune
ao pagamento deste imposto conforme termo do art. 150 inciso VI "a" e $ da CF/1988
na condição de autarquia.
Salientamos que em 22 de setembro de 2014 a Prefeitura Municipal de Porto alegre,
conforme Oficio de 1037/2014 CGT/UCO emitiu oficio dando o deferimento de
imunidade tributária.
Frisamos que o Conselho está efetuando processo de solicitação de reembolso das
parcelas pagas de IPTU do exercício de 2014 junto a Prefeitura Municipal de Porto
Alegre.
2.6 Devedores da Entidade R$ 3.298,53
Em 31/12/2014 o saldo do grupo de contas estava assim composto:
Contas R$
Devedores da Entidade 480,20
Vale Transporte a Apropriar 2.818,33
Total 3.298,53
- Devedores da Entidade: Examinamos a composição do saldo conta e sua
movimentação da conta, onde verificamos que o saldo de R$ 480,20 se refere a
adiantamento efetuado a Valmor Bianchi em 14/10/2014, sendo conferida a devida
prestação de contas em 07/01/2015.
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- Vale Transporte a Apropriar: Saldo apresentado em conta se refere a pagamento dos
vales transportes que serão descontados na folha de janeiro de 2015. Conferimos as
notas fiscais e os pagamentos efetuados, não identificando divergências.
2.7 Prêmios de Seguro a Apropriar R$ 5.037,11
Saldo apresentado em conta se refere a amortizações mensais de seguros contratados
pelo CAU/RS de acordo com sua vigência.
O saldo apresentado se refere a:
Seguro Marítima Seguros S/A 4.060,93
Seguro Royal & Sunalliance Seguros 976,18
Total 5.037,11
Conforme comentado em relatório anterior no seguro da Royal & Sunalliance Seguros e
na marítima Seguros S/A os valores mensais foram divididos por dias conforme vigência
da apólice, sendo que a última parcela não possui um mês inteiro.
Em análise aos seguros em vigor não foram identificadas irregularidades.
2.8 Imobilizado R$ 6.155.316,69
O saldo da conta deste grupo estava composto da seguinte forma em 31/12/2014:
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Bens Móveis
Contabilidade
Patrimonial Diferença
Móveis e Utensílios 361.473,73 361.473,73 -
Máquinas e Equipamentos 101.746,50 101.746,50
Instalações 26.437,20 26.437,20 -
Veículos 174.350,00 174.350,00 -
Equipamentos de Processamento de Dados 171.321,80 171.321,80 -
Sistema de Processamento de Dados 39.823,00 39.823,00 -
Total Bens Móveis 875.152,23 875.152,23 -
Bens Imóveis
Contabilidade
Patrimonial Diferença
Salas 5.597.440,00 5.597.440,00 -
Total Bens Imóveis 5.597.440,00 5.597.440,00 -
Depreciações Acumulada
Contabilidade
Patrimonial Diferença
( - ) Deprec. Acumulada de Móveis e Utensilios (38.574,18) (38.574,18) -
( - ) Deprec. Acumulada de Bens Imóveis (163.046,45) (163.046,45) -
( - ) Deprec. Acumulada de Vculos (26.080,48) (26.080,48) -
( - ) Deprec. Acumulada de Equipamentos Processamento (62.523,65) (62.523,65) -
( - ) Deprec. Acumulada de Máquias e Equipamentos (9.092,49) (9.092,49) -
( - ) Deprec. Acumulada de Instalações (796,42) (796,42) -
( - ) Deprec. Acumulada de Utensílios Copa e Cozinha (6.004,48) (6.004,48) -
( - ) Amortização Sistema Processamento (11.157,39) (11.157,39) -
Total Depreciações (317.275,54) (317.275,54) -
Total Imobilizado 6.155.316,69 6.155.316,69 -
Em verificação a este grupo de contas, analisamos os saldos contábeis e suas
movimentações, onde confrontamos com o Relatório patrimonial.
Salientamos que as contas de Sistema de Processamento de Dados e ( - ) Amortização
de Sistema de Processamento de Dados devem ser contabilizadas em grupo contábil do
Intangível. Os ativos intangíveis são incorpóreos representados por direitos de uso de um
bem ou direitos associados a uma organização.
Examinamos também as aquisições de imobilizado do período, sendo confrontado com os
documentos comprobatórios e não foram encontradas irregularidades.
No exame das depreciações, observamos que o sistema não gera relatório, porém é
possível verificar no próprio sistema as informações.
Verificamos que na contabilidade o grupo de instalações consta no grupo de móveis e
controle patrimonial consta em imóveis.
Verificamos que a Nota fiscal 15684 da empresa Teletex Computadores e Sistemas foi
contabilizada em 04/12/2014, sendo sua data de emissão em 14/11/2014. Em justificativa,
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foi informado que a nota fiscal chegou posterior ao encerramento do balancete de
novembro não sendo possível contabilizar dentro do mês.
2.9 Fornecedores e Contas a Pagar a Curto Prazo R$ 115.404,59
O saldo do grupo de contas estava assim composto em 31/12/2014:
Contas R$
Restos a Pagar Processados 110.611,39
Cheques em Trânsito 4.793,20
Total 115.404,59
- Restos a Pagar Processados: Saldo apresentado em conta se refere a valores
provisionados ainda no exercício de 2014, referente a gastos a serem efetuados no
exercício de 2015.
O saldo estava assim composto em 31/12/2014:
Data Histórico R$ Pagamento
31/12/2013 Arckivare 6.772,00 em aberto
31/12/2014 Pacheco Cortes 2.760,00 07/01/2015
31/12/2014 ACN Limpeza 9.650,00 05/01/2015
31/12/2014 Davi e correa 6.144,50 em aberto
31/12/2014 Prime Abastecimento 8.000,00 em aberto
31/12/2014 Instituto Publix 8.370,00 16/01/2015
31/12/2014 Pis 12/2014 632,07 07/01/2015
31/12/2014 INSS 12/2014 38.986,39 07/01/2015
31/12/2014 Pis 12/2014 1.747,50 07/01/2015
31/12/2014 FGTS 19.036,54 05/01/2015
31/12/2014 Maier Contabilidade 8.512,39 05/01/2015
110.611,39
a) Arckivare: Conforme comentamos em relatório anterior, refere-se a contrato de guarda
volumes para arquivar documentação a ser disponibilizada pelo CREA, situação que
ainda não ocorreu, sendo tal valor ainda pendente de pagamento.
Verificamos que o fornecedor Prime Abastecimento e Davi & Correa Auditores Externos
S/S, ainda não haviam ocorrido o pagamento.
Os demais fornecedores não foram identificadas situações merecedoras de comentários.
- Cheques em Trânsito: Está conta se refere à contabilização de cheques emitidos e não
compensados até o mês encerramento do exercício, constatamos as seguintes situações:
Segue composição da conta em 31/12/2014:
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20/11/2014
855951
Roberto Gomes Py
240,10
Data
Cheque
Histórico
Valor
Dta Comp.
4.793,20
856337
Leandro Lopes
05/01/2015
240,10
18/12/2014
4.313,00
04/12/2014
856184
Roberto Gomes Py
Total
Verificamos que os cheques 855951 e 956184 foram extraviados e perdidos pelo
banco, sendo o procedimento adotado pelo banco de ressarcimento do valor dos cheques
sem descontar na conta bancária do CAU-RS.
Orientamos que os mesmos sejam baixados contra receita para regularização do saldo
com o comprovante do banco sobre tal situação.
O cheque n º 856337 de Leandro Lopes foi devidamente compensado em 05/01/2015,
conforme extrato.
2.10 Provisão para Riscos Trabalhistas a Curto Prazo R$ 238.174,19
Efetuamos a revisão do relatório de provisão de férias e encargos, efetuando testes nas
bases e nos cálculos dos mesmos, bem como na checagem dos lançamentos contábeis.
O saldo da conta estava assim composto:
Contas Valor
Férias 181.812,36
INSS s/provisão de férias 39.998,72
FGTS s/provisão de férias 14.544,99
PIS/PASEP s/provisão de férias 1.818,12
Total 238.174,19
Efetuamos confronto dos saldos contábeis com os relatórios de provisões de rias e
encargos, onde constatamos que os saldos apresentados conferem com os relatórios,
não sendo encontradas divergências.
2.11 Valores Restituíveis R$ 36.894,37
O saldo do grupo de contas estava assim composto em 31/12/2014:
Conta R$
INSS 17.303,48
IRRF 19.117,84
ISS 473,05
Total 36.894,37
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- INSS: Examinamos a conta e sua movimentação, efetuando análise em documentação
e declarações, sendo o saldo em 31/12/2014 assim composto:
Data Histórico Valor
02/12/2014 INSS Retido Nota Fiscal 4310 ACN Serviços 1.061,50
31/12/2014 INSS Desconto Folha de pagamento 12/2014 16.241,98
17.303,48
Total
Verificamos que os valores provisionados se referem a notas fiscais de serviço e folha de
pagamento do mês de dezembro de 2014.
Identificamos que o pagamento de ambos os valores provisionados ocorreu em
07/01/2015, não sendo encontradas irregularidades.
- IRRF: Examinamos a conta e sua movimentação, onde constatamos a seguinte
composição de saldo:
Data Histórico Valor
22/12/2014 IRRF 13º Folha de dezembro 6.529,23
31/12/2014 IRRF Folha setembro de 2014 12.588,61
19.117,84
Saldo da conta
Verificamos que o saldo em aberto na conta esta de acordo com valor da folha de
pagamento de dezembro e folha de 13º salário de 2014, não sendo verificadas
divergências.
Salientamos que o pagamento do mesmo ocorreu em 05/01/2015 e 07/01/2015
respectivamente.
- ISS: Examinamos a conta e sua movimentação onde verificamos a seguinte
composição:
Nota Fiscal 4310 ACN
Nota Fiscal 1599 Davirelli
Nota Fiscal 11617 Sisnema
Nota Fiscal 1617 Davirelli
Nota Fiscal 11634 Sisnema
22/12/2014
108,90
Total
473,05
19/12/2014
6,00
08/10/2014
08/10/2014
Pagamento
02/12/2014
241,25
03/12/2014
8,00
04/12/2014
108,90
08/10/2014
08/10/2014
08/10/2014
Data
Histórico
Valor
Em verificação ao saldo foi possível constatar que foram reconhecidos na
contabilidade os valores referentes a notas fiscais pagas ficando diversas notas com
data de dezembro sem reconhecimento do imposto dentro de sua competência.
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2.12 Provisão para Riscos Cíveis a Longo Prazo R$ 387.000,00
Verificamos que o saldo contábil está de acordo com relatório jurídico apresentado
constando a devida provisão de valores que constam como perda provável.
Sendo a seguinte composição:
Martesil Neg. Imobiliários
rgio Marmotel Gre JR
Thailer Silvca Gonçalves
CAU/RS
CREA/RS
Vivendas Urbanismo
M.N.P Turismo
10.000,00
15.000,00
60.000,00
2.000,00
387.000,00
280.000,00
10.000,00
10.000,00
Histórico
Valor
Não foram encontradas irregularidades.
2.13 Variações Patrimoniais Aumentativas e Diminuitiva (Receitas e Despesas)
2.13.1 Variação Patrimonial Aumentativa (Receitas)
As receitas do período estavam assim compostas em 31/12/2014:
Contas R$
Contribuições 3.528.045,40
Exploração e Venda Bens, Serviços e Direitos 6.840.502,59
Variações Patrimoniais Aumentativas Financeiras
1.145.191,33
Outras Variações Patrimoniais Aumentativas 20.534,72
Total 11.534.274,04
Efetuamos análise das receitas através das movimentações diárias e exame de extratos
bancários do CAU/RS, onde confrontamos com os Relatórios Financeiros de Receitas,
onde identificamos que o CAU/RS ainda percebe valores de anuidades, multas de
anuidades, RRT e correções sobre taxa da Selic, referente a exercícios anteriores como
exemplo ano de 2012 e 2013.
Verificamos que as contabilizações desses valores estão sendo registrados nas contas
respectivas, porém no exercício de 2014.
Nos demais tópicos analisados, não identificamos divergências.
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2.13.2 Variação Patrimonial Diminuitiva (Despesas)
As despesas do período estavam assim compostas em 31/12/2014:
Contas R$
Pessoal e Encargos 3.343.368,57
Remuneração de Pessoal 3.029.336,49
Benefícios a Pessoal 314.032,08
Uso de Bens, Serviços e Consumo de Capital Fixo 3.359.055,41
Uso de Material de Consumo 60.924,94
Serviços 3.049.455,30
Depreciação 248.675,17
Transferências Concedidas 385.696,48
Transferências Concedidas Intragovernamentais 385.696,48
Outras Variações Patrimoniais Diminuitivas 178.048,93
Outras Despesas Correntes 178.048,93
Total 7.266.169,39
Conferimos as despesas através de amostragens onde não identificamos irregularidades.
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3 Certidões e Declarações
3.1 - Certidões
Em 31/12/2014 verificamos as seguintes posições referentes a certidões:
Situação
Certidão Conjunta Receita Federal
Certidão FGTS
Certidão Trabalhista
Certidão Municipal
Tabelionato de Protesto de Porto Alegre
Tabelionato de Protesto de Porto Alegre
Tabelionato de Protesto de Porto Alegre
Negativa
Negativa
Negativa
13/05/2015
Positiva efeitos Negativa
Certidões
Negativa
Validade
07/08/2015
26/01/2015 a 24/02/2015
Positiva
Negativa
Verificamos que a certidão conjunta da Receita Federal possui pendência pois o CNPJ do
CAU-RS foi utilizado indevidamente em uma obra, conforme posição jurídica que esta
verificando a regularização na Receita Federal.
3.2 Declarações
Examinamos as declarações obrigatórias do CAU/RS no período auditado:
Declaração Período Data Entrega
CAGED dez/14 06/02/2015
DIRF 2013/2014 21/02/2014
DIPJ 2014 26/06/2014
RAIS 2013/2014 15/03/2014
DIRF 2013/2014 21/02/2014
GEFIP dez/14 05/01/2015
DCTF nov/14 14/01/2015
Não foram encontradas irregularidades.
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4 Considerações Finais
Como considerações finais deste trabalho entendemos que os controles contábeis da
entidade se encontram de forma geral, satisfatórios, devendo os gestores, nas
observações e considerações realizadas no decorrer deste relatório, procurar minimizar
e/ou mesmo extinguir tal deficiência.
Sobre os trabalhos realizados, eram estas as nossas considerações. Permanecemos à
disposição para qualquer esclarecimento adicional, se necessário.
Porto Alegre/RS, 10 de março de 2015.