2021

O patrono escolhido para a terceira edição do Prêmio CAU/RS é o arquiteto e urbanista Clovis Ilgenfritz da Silva (in memoriam), por seu importante legado para a Arquitetura e Urbanismo nacional. Além de ter sido um dos fundadores do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs) e da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Clovis teve grande atuação na conjuntura política da profissão, tendo trabalhado incansavelmente por cidades melhores para todos, sendo o criador da Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), a Lei Federal nº 11.888/2008. O arquiteto e urbanista também foi conselheiro do CAU/RS nas gestões iniciadas em 2015 e 2018.

Prêmio Destaque CAU/RS 2021 – Prêmio Clovis Ilgenfritz da Silva

Ignacio Maria Benites Moreno e Cristina Cordovero Moreno, proprietários da Livraria do Arquiteto (POA)

Vencedores 2021

Ignacio Maria Benites Moreno e Cristina Cordovero Moreno

Livraria do Arquiteto
Vencedor na categoria: Iniciativa Privada – Pessoa Física

DESCRIÇÃO:

Ignacio e Cristina fundaram nos anos 1980 a LIVRARIA DO ARQUITETO, que durante as décadas seguintes foi a única no setor em Porto Alegre, se tornando referência para os estudantes e arquitetos do Rio Grande do Sul e do Brasil. A atuação do casal levou a Arquitetura e Urbanismo para a Feira do Livro de Porto Alegre, na qual a Livraria do Arquiteto teve banca durante anos seguidos, possibilitando ao público em geral o acesso a livros e revistas especializadas.

Geraldo Da Camino

Atuação pela valorização da Arquitetura desenvolvida pelos poderes públicos no Rio Grande do Sul
Vencedor na categoria: Poder Público – Pessoa Física

DESCRIÇÃO:

O Procurador Geraldo Da Camino tem conduzido o Ministério Público de Contas no sentido de conferir-lhe alto grau de atuação na fiscalização dos contratos públicos do Estado e municípios do Rio Grande do Sul. Sua ação tem sido de grande importância para a valorização da arquitetura desenvolvida pelos poderes públicos no Estado.

Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul

Ministério Público na defesa da Ordem Urbanística
Vencedor na categoria: Poder Público – Pessoa Jurídica

DESCRIÇÃO:

A atuação do Ministério Público na defesa da ordem urbanística, visa, sobretudo, fomentar e fiscalizar a implantação da Política Urbana prevista no artigo 182 da Constituição Federal de 1988, disciplinada no Estatuto da Cidade, no que diz com o desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantia do bem-estar de seus habitantes.

Associação Cultural Vila Flores

Restauro da sede, resgate da memória e educação patrimonial
Vencedor na categoria: Iniciativa Privada – Pessoa Jurídica

DESCRIÇÃO:

A Associação Cultural Vila Flores faz do restauro de sua sede um hub de economia criativa, e além disso, faz do próprio restauro uma escola de educação patrimonial, e de restauro, o que contribui de modo importante para a valorização e o reconhecimento social da Arquitetura e Urbanismo.

Neltair Rebés Abreu – Santiago

Publicação de cartuns que abordam e valorizam tanto a Arquitetura quanto o Urbanismo
Vencedor na categoria: Imprensa – Pessoa Física

DESCRIÇÃO:

O trabalho de Santiago foi publicado em diversos jornais e revistas do país e do mundo; a arquitetura e o urbano sempre estiveram de alguma maneira representados em seus cartuns.

Grupo Matinal Jornalismo

Veiculação de matérias que abordam a arquitetura e o patrimônio cultural, destacando entidades de Arquitetura e Urbanismo como fontes nas reportagens
Vencedor na categoria: Imprensa – Pessoa Jurídica

DESCRIÇÃO:

O Grupo Matinal tem realizado importantes matérias tanto relativas à cultura – na qual se inclui arquitetura e patrimônio cultural – quanto às questões urbanas das cidades gaúchas. As matérias são realizadas com destacado trabalho investigativo e trazem diferentes pontos de vista sobre os fatos noticiados.

Comunidade Autônoma Utopia e Luta

Promoção da habitação de interesse social (ATHIS) em áreas urbanas centrais, além de parcerias com arquitetos e cursos de Arquitetura e Urbanismo
Vencedor na categoria: Movimentos Sociais – Pessoa Jurídica

DESCRIÇÃO:

A Comunidade Autônoma Utopia e Luta nasceu de ocupação de edifício do INSS localizado na Av. Borges de Medeiros 727, no Centro de Porto Alegre, durante o V Fórum Social Mundial, em 2005. A partir daí, foi objeto de financiamento pelo Programa Crédito Solidário, do extinto Ministério das Cidades, se tornando um dos dois empreendimentos habitacionais autogestionários na capital gaúcha.

Jacqueline Custódio

Trabalho com proteção do patrimônio cultural, entre eles o arquitetônico
Vencedor na categoria: Movimentos Sociais – Pessoa Física

DESCRIÇÃO:

A atuação de Jacqueline Custódio tem contribuído para a proteção do patrimônio cultural, entre eles o arquitetônico, no Rio Grande do Sul. Foi Conselheira Titular do Conselho Estadual de Cultura e membro do Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio do Estado do Rio Grande do Sul. Liderança dos movimentos em defesa de um projeto para o Cais do Porto que promova uma arquitetura dirigida ao desenvolvimento cultural e ao acesso democrático.