2022
O patrono escolhido para a quarta edição do Prêmio CAU/RS é o arquiteto e urbanista Luiz Antonio Machado Verissimo (in memoriam). Nascido em Cruz Alta, ele construiu sua trajetória profissional em Pelotas, onde residiu e atuou como Secretário de Planejamento e Urbanismo na gestão de 1969. Também foi professor nos cursos de Edificações da Escola Técnica de Pelotas, de 1969 a 1971; de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), de 1972 a 2015; e da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), de 1991 a 2011, tendo coordenado os cursos de Arquitetura e Urbanismo das referidas universidades. Além disso, Veríssimo fez parte da gestão fundadora do CAU/RS (2011-2014), bem como da gestão seguinte (2015-2017).
Prêmio Destaque CAU/RS 2022 - Prêmio Luiz Antonio Machado Verissimo
Projeto “Capacete Rosa”, realizado pela Associação Marinês (Lajeado)
Vencedores 2022
Capacete Rosa
Projeto Capacete Rosa
Vencedor na categoria: Movimentos Sociais – Pessoa Jurídica
DESCRIÇÃO:
Projeto social de capacitação de mulheres na construção civil através da Associação Marinês, localizada no bairro Santo Antônio, em Lajeado. Muitas empresas locais e a universidade Univates estão colaborando com a iniciativa, que tem como objetivo inicial formar uma turma de 20 mulheres, podendo aumentar conforme recursos. O projeto dialoga com vários outros programas sociais da cidade e as participantes são capacitadas para ofícios, como servente de pedreiro,carpintaria, elétrica e hidráulica básica. Além de aulas de matemática e português para auxiliar na defasagem escolar e prepará-las para o mercado de trabalho.
Tiago Boff e Aline Ecker
Reportagem sobre o projeto Nenhuma Casa sem Banheiro em GZH
Vencedor na categoria: Imprensa – Pessoa Física
DESCRIÇÃO:
Trabalho jornalístico e investigativo de divulgação do projeto ‘’Nenhuma Casa Sem Banheiro’’, iniciativa do CAU/RS com parceria do Governo do Estado e prefeituras, como Canoas, Cruz Alta, Caxias do Sul, entre outras. A elaboração foi uma extensa matéria para os sites dos jornais Diário Gaúcho, O Pioneiro e Zero Hora. Além de uma página inteira no jornal impresso, que, pela repercussão positiva, gerou um editorial do Grupo RBS. O trabalho mostrou a realidade de milhares de famílias gaúchas que não têm acesso à água e
infraestrutura de saneamento básico. O prêmio reconhece a importância dos jornalistas que denunciaram como a falta de banheiro pode impactar na moradia, dignidade e saúde da comunidade
Diário de Santa Maria
Espaço semanal para temas da arquitetura, história e patrimônio de Santa Maria
Vencedor na categoria: Imprensa – Pessoa Jurídica
DESCRIÇÃO:
O Jornal Diário destaca na versão impressa o ‘’Caderno Memória” resgatando a história da região através de antigos registros fotográficos. Semanalmente o leitor tem a oportunidade de acompanhar as mudanças sociais e materiais de locais centenários, o que ajuda a preservar a memória e as raízes da comunidade. O Diário também disponibiliza espaço semanal na chamada ‘’Coluna Plural’’ para profissionais de diversas áreas, entre eles, destacam-se dois Arquitetos Urbanistas que trazem a temática “Cultura e Patrimônio” para o debate. A leitura cultural da paisagem urbana promovida pelas ações do jornal contribui para a preservação do patrimônio material e imaterial.
Valter Antonio Noal Filho
Programa Memória
Vencedor na categoria: Iniciativa Privada – Pessoa Física
DESCRIÇÃO:
Nascido em Santa Maria, Valter Antonio Noal Filho é graduado em Comunicação Visual (UFSM) e pesquisador de literatura de viagem sul-rio-grandense. Ele apresenta o programa Memória, na Rádio CDN, abordando a temática da história, patrimônio cultural e memória de Santa Maria. Coautor do livro ‘’Santa Maria: relatos e impressões de viagem” busca resgatar o passado da cidade com detalhes de fatos e paisagens locais. Também é autor do livro “Do Céu de Santa Maria”, que ilustra a história de várias décadas do município, com fotos aéreas da cidade desde a década de 1930 até 2008. Também é coautor do livro “Os Viajantes Olham Porto Alegre” que traz relatos da evolução do Rio Grande Do Sul entre 1754 a 1941. A sistematização e difusão do trabalho de Valter Noal têm papel importante para a preservação da memória e identidade.
TGF Engenharia
Execução de projeto-piloto de Habitação de Interesse Social, com doações do Banco de Materiais de Pelotas
Vencedor na categoria: Iniciativa Privada – Pessoa Jurídica
DESCRIÇÃO:
Empresa no ramo da Construção Civil que doou a mão de obra para a execução do projeto-piloto de Habitação de Interesse Social no bairro Bom Jesus, em Pelotas. O trabalho foi executado com total empenho e responsabilidade da construtora. O resultado foi a concretização da primeira moradia construída com os materiais doados pela população ao banco de materiais de Pelotas, via campanha “O que sobra vira obra”. Essa parceria gerou moradias dignas, sentimento de coletividade, pertencimento e, principalmente, um retorno social para a comunidade.
Orlando Fonseca
Coletivo Memória Ativa
Vencedor na categoria: Movimentos Sociais – Pessoa Física
DESCRIÇÃO:
O Coletivo Memória Ativa, liderado por Orlando Fonseca, desempenha um papel fundamental na preservação do patrimônio cultural de Santa Maria. Sob a direção de Orlando, o coletivo organizou caminhadas guiadas por arquitetos locais, uma atividade retomada após o período de pandemia. Essas caminhadas têm como foco a divulgação da arquitetura Art Déco presente no Centro Histórico, conhecido por abrigar o maior conjunto contínuo de Arte Déco na América Latina e o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Este projeto promove a valorização desse movimento arquitetônico, enfatizando a importância da restauração e revitalização da região. Além disso, contribui significativamente para o resgate histórico e cultural da área.
Adrio Rafael Paula Gelatti
Promoção de convênio para execução do projeto Nenhuma Casa sem Banheiro em Caxias do Sul
Vencedor na categoria: Poder público – Pessoa Física
DESCRIÇÃO:
O membro do Ministério Público do RS, Promotor de Justiça na Comarca de Caxias do Sul, Adrio Rafael Paula Gelatti promoveu convênio para projeto e execução de 30 unidades sanitárias no município de Caxias do Sul em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil, núcleo Caxias do Sul e o CAU/RS. A iniciativa auxilia na identificação e viabilização de recursos financeiros para concretizar o projeto ‘’Nenhuma Casa Sem Banheiro’’. O programa busca levar melhorias sanitárias às residências de famílias em vulnerabilidade social.
Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) – Secretaria de Planejamento, Gestão e Governança (SPGG) – Governo do Estado do Rio Grande Do Sul
Concurso Iconicidades
Vencedor na categoria: Poder público – Pessoa Jurídica
DESCRIÇÃO:
O EDP foi o idealizador dos Concursos Públicos de Projetos de Arquitetura e Urbanismo no âmbito do ‘’Projeto Iconicidades’’, realizado ao longo de 2022, nas cidades de Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Cachoeirinha e São Leopoldo. Lançado em junho de 2021, o Iconicidades tem como objetivo tornar as cidades gaúchas mais empreendedoras, inovadoras, criativas e estimular a retomada e a revitalização de espaços arquitetônicos para estabelecimento de novos negócios. A iniciativa ainda conta com a escolha da modalidade de Concursos Públicos Nacionais de arquitetura e urbanismo para a seleção dos projetos, uma bandeira de luta da nossa profissão.