2023
Em 2023, o patrono escolhido para o Prêmio CAU/RS é o arquiteto e urbanista Iran Fernando da Rosa (in memoriam), natural de Porto Alegre e formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1997.
Iran foi um arquiteto multifacetado em sua atuação, uma espécie de “renascentista moderno”, que trabalhava a arquitetura efetivamente como um campo da cultura e transitava com facilidade pelas artes visuais, música, dança, teatro, design e gastronomia.
Exímio desenhista, sua atuação profissional sempre foi entremeada por outras atividades, mesmo antes da graduação pela UFRGS. Arquiteto dedicado principalmente ao tema do planejamento e do patrimônio cultural, foi pioneiro na área da informática aplicada, ainda nos anos 1990, e líder na promoção de concursos públicos e na luta pela criação do CAU.
Iran foi também protagonista da NAU de Arquitetos e Urbanistas, presidente do IAB RS (2006/2007), conselheiro Estadual da Cultura (CEC/RS – 2002/2006), técnico do IPHAN/RS (2014/2018), servidor municipal em Canoas (2018/2021) e conselheiro do CAU/RS na atual gestão. Vítima da Covid-19, Iran era um desses profissionais em extinção, que enxergam a profissão e a vida de uma forma alegre e generosa, integrando saberes e experiências diversas. Tudo isso com um extremo bom humor, semeando amigos e sempre pronto para um animadíssimo colóquio.
Prêmio Destaque 2023
Conheça e escolha entre os oito ganhadores do Prêmio CAU/RS o grande vencedor do Prêmio Destaque Iran Fernando da Rosa. Cada pessoa pode votar apenas uma vez.
Prefeitura Municipal de Pelotas
Projeto Banco de Materiais
Vencedor na categoria: Poder Público – Pessoa Jurídica
DESCRIÇÃO:
O objetivo do projeto é coletar materiais que sobram de obras da construção civil e são doados para a prefeitura. Foi realizada uma campanha de coleta, intitulada “O Que Sobra Vira Obra”, em que a prefeitura busca o material, cataloga e disponibiliza em um banco. Os materiais são utilizados na construção e reformas de casas de Habitação de Interesse Social.
Rodrigo Décimo
Distrito Criativo Centro-Gare
Vencedor na categoria: Poder Público – Pessoa Física
DESCRIÇÃO:
O Distrito Criativo Centro - Gare, coordenado pelo vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Décimo, está transformando o Centro Histórico da cidade em um lugar de convivência e desenvolvimento sustentável, a partir do fomento de iniciativas relacionadas à economia criativa. Tem como missão aproximar e potencializar atores de diferentes esferas, para atuar coletivamente na geração de valor para o território, garantindo coesão e continuidade nas ações para o Distrito Criativo.
Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS)
Oficina de restauro do Palácio Piratini
Vencedor na categoria: Movimentos Sociais – Pessoa Jurídica
DESCRIÇÃO:
A iniciativa visa apoiar os projetos de manutenção e restauro do edifício e seus bens. O projeto cultural foi proposto pelo IHGRGS, em atenção ao Protocolo de Intenções firmado com o Governo do Estado, realizado nos termos da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul).
Claudete Simas
ONG Acesso – Cidadania e Direitos Humanos
Vencedor na categoria: Movimentos Sociais – Pessoa Física
DESCRIÇÃO:
A ONG Acesso – Cidadania e Direitos Humanos participa do Conselho do Plano Diretor de Porto Alegre e das atividades de revisão, trazendo para o debate temas que não estão em pauta. A ONG trabalha com Habitação Social e acompanha o Conselho em nome da população que, de outra maneira, não estaria representada no debate.
Jornal O Farroupilha
Coluna "Farroupilha: Outros Tempos"
Vencedor na categoria: Imprensa – Pessoa Jurídica
DESCRIÇÃO:
Jornal de circulação semanal na cidade de Farroupilha (RS), com tiragem de 3 mil exemplares, além de site e linha de transmissão no WhatsApp, com participação média de 5 mil leitores por semana. A coluna "Farroupilha: Outros Tempos" resgata o patrimônio arquitetônico e a evolução urbana de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, oferecendo à população a memória de sua Arquitetura e Urbanismo.
Lidiane Blanco
Jornalista do Portal Sul21
Vencedor na categoria: Imprensa – Pessoa Física
DESCRIÇÃO:
A jornalista foi responsável por reportagem que apresentou mapeamento de projetos imobiliários especiais lançados em Porto Alegre, na última década, demonstrando como leis foram criadas e regras urbanísticas alteradas para atender aos interesses de um grupo seleto de empresários.
Santa Casa de Misericórdia
Complexo Hospitalar de Porto Alegre
Vencedor na categoria: Iniciativa Privada – Pessoa Jurídica
DESCRIÇÃO:
Mais antigo hospital do Rio Grande do Sul e um dos mais modernos complexos hospitalares do país, a Santa Casa de Porto Alegre vem comprovando, ao longo dos últimos anos, que o investimento em arquitetura de qualidade é um fator de valorização da própria instituição. Realizou concursos públicos para seleção dos projetos de edificações mais recentes e implantou o Centro Histórico-Cultural Santa Casa, com projeto arrojado e respeitoso ao patrimônio edificado. Agora, com a ousada cobertura das áreas internas, novamente escolhe a excelência arquitetônica como solução espacial e para o convívio dos usuários.
Olívia Silva Nery
Caminho Fabril: Patrimônio Industrial da Cidade do Rio Grande
Vencedor na categoria: Iniciativa Privada – Pessoa Física
DESCRIÇÃO:
Olivia é historiadora e coordenadora do projeto de extensão "Caminho Fabril: Patrimônio Industrial da Cidade do Rio Grande", da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que visa valorizar e divulgar o passado industrial e operário da cidade do Rio Grande. Dentre as ações de extensão que envolvem o projeto, estão a realização de caminhadas pelas rotas do patrimônio industrial e a divulgação e valorização do patrimônio industrial da cidade do Rio Grande, através de suas histórias e memórias.