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Cinco arquitetas e urbanistas, um escritório, 15 anos em atividade, um objetivo comum: inovar. Claudia Barbosa, Ronize Brancalione, Gabriela Mottin, Veronica Zanuzzi e Graziela Lubisco são sócias do Quadrilha – Design e Arquitetura e decidiram avançar no processo de aperfeiçoamento de gestão do negócio em 2016.
O engajamento das arquitetas foi ainda maior devido a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/RS) com oficinas técnicas para a gestão da arquitetura. Em entrevista para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), elas contaram as dificuldades enfrentadas pelo escritório, o processo de capacitação e as principais mudanças na administração da empresa.
Cooperar para empreender
As sócias destacaram que, ao completar 15 anos de Quadrilha, sentiram necessidade de rever a estrutura, melhorar a prospecção de clientes e vendas e aperfeiçoar o plano de negócios. “Foi bem importante estarmos envolvidas com outros arquitetos e segmentos da economia criativa para ver como cada um estava se adaptando à nova realidade de mercado”, comentou Gabriela. “É muito bom interagir, ouvir e entender os outros como parceiros e não como concorrentes, algo ainda bem difícil na arquitetura”.
A relação do escritório com o SEBRAE começou há 10 anos, quando o grupo se tornou uma empresa e passou a participar de atividades de treinamento de consultores, planejamento, finanças, marketing e gestão. No primeiro semestre de 2016, o SEBRAE ofertou o projeto de Economia Criativa com ênfase em gestão de negócios para arquitetos e urbanistas e o escritório foi um dos participantes.
“A capacitação foi composta de vários cursos realizados entre abril e novembro. O mais legal foi o ‘Semente Negócios’, curso que ocorreu ao longo do período, com dois encontros por mês, e abrangeu o Plano de Negócios como um todo. Foi tanto um autoconhecimento pessoal quanto da empresa”, enfatizou Veronica.
Capacitar para inovar
A capacitação passa antes por um diagnóstico que identifica pontos fortes e fracos, assim como oportunidades e ameaças, do negócio. No caso do Quadrilha, foi diagnosticada a necessidade de melhorar a prospecção de clientes e vendas e definir estratégias para alcançar suas metas. Nesse sentido, um dos processos que está em andamento é o investimento em mídias sociais para ampliar o relacionamento com os clientes. “Estamos mostrando o nosso trabalho, o que fazemos e como trabalhamos, e o retorno está sendo bem legal. Nos sentindo bem mais empreendedoras”, revelou Ronize.
Basta dar uma olhada no Facebook, Instagram, Pinterest e YouTube do Quadrilha para entender do que estamos falando. No Instagram, por exemplo, há vídeos que mostram o antes, o durante e o depois da obra, com o comparativo do projeto e do resultado. No YouTube, as arquitetas dão algumas dicas e revelam tendências de mercado a partir de aplicações em projetos de seus clientes.
Empreender e aprender
De cliente a consultor. O Quadrilha já atuava junto ao SEBRAE em projetos como o SEBRAEtec e agora também presta serviços de consultoria nas chamadas Clínicas Tecnológicas, palestras que fornecem soluções para problemas específicos de produtos e processos de determinado setor. “Para 2017, queremos oferecer workshops sobre como implantar e gerenciar um escritório de arquitetura”, planeja Claudia.
“Ainda estamos mudando e revendo nosso modelo de negócio. Queremos, por exemplo, implantar um novo sistema de projeto, um facilitador para quem quer contratar um escritório de arquitetura, mas acha que não tem condições. Vamos ajudar a divulgar o trabalho do arquiteto e mostrar que ele é acessível a todos”, destacou Graziela.
De modo geral, quem ganha com a capacitação? Todos. Sócios, escritórios, clientes. Qual o maior benefício? Inovar e, consequentemente, ter o trabalho reconhecido, atrair novos públicos, oferecer novos serviços para atuais e futuros clientes.
A dica do Quadrilha, segundo Gabriela, é: “interaja com outros escritórios e arquitetos, procure o SEBRAE, faça cursos e consultorias e, o principal, coloque em prática. Teste um modelo de negócio e, se ele não resultar no que desejavas, não tenha medo de mudar. Teste de novo! O que não pode é ficar parado esperando dar certo. Temos que empreender e aprender”, conclui.
Parceria SEBRAE/RS e CAU/RS
O SEBRAE/RS começou a realizar um diagnóstico em escritórios de arquitetura e urbanismo que demostraram interesse em capacitar seu negócio. Serão desenvolvidas oficinas técnicas para a gestão da arquitetura que envolvem planejamento estratégico e financeiro, aspectos legais e marketing, áreas que perpassam toda a administração da empresa. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail elisianep@sebrae-rs.com.br ou telefone (51) 3213-1526.
Fundamentos de gestão para arquitetos e urbanistas
O Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS) promove nos dias 12 e 13 de dezembro, das 19h às 23h, a primeira edição do curso “Fundamentos de Gestão para Arquitetos e Urbanistas” ministrado por Fernanda Lanzarin, arquiteta e urbanista MBA em Gestão de Escritórios de Arquitetura pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). As vagas são limitadas e a inscrição deve ser feita pelo e-mail saergs@saergs.org.br ou telefone (51) 3224-6006. O investimento é de R$ 300. Clique aqui para mais informações.