Eventos

Exposição na UFRGS apresenta importantes conjuntos de habitação social construídos na América Latina

Getting your Trinity Audio player ready...

Está aberta até 31 de agosto, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a exposição “Habitação Social na América Latina – 1950-1970”. A exposição é fruto de um projeto de pesquisa de mesmo nome desenvolvido pelo grupo FORM da Escola Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona da Universidade Politécnica de Cataluña.

Na quarta-feira (22/08), às 19h, haverá uma palestra introdutória ao tema da pesquisa no auditório da Faculdade (Rua Sarmento Leite, 320).

SOBRE A EXPOSIÇÃO

A exposição apresenta conjuntos de habitação social na América Latina – mais especificamente Argentina, Brasil, Chile e México – construídos entre os anos 50 e 70 e que constituem um importante legado da modernidade. A extensa coleção de fotos, desenhos, gráficos e textos sobre os projetos e obras pesquisados evidencia suas características formais e funcionais, técnicas construtivas, espaços abertos, equipamentos sociais e como estão inseridos nos tecidos urbanos de suas respectivas cidades. O reconhecimento desses aspectos oferece um contraponto à atual produção brasileira de conjuntos de habitação social e sugere a retomada das reflexões e discussões sobre o tema, que é inegavelmente de vital importância para a sociedade como um todo.

Uma resposta

  1. Cumprimento pela iniciativa de inquestionável importância para
    subsidiar a nossa produção habitacional, de interesse social, contemporânea. Gostaria de ter acesso à íntegra desta exposição. Haverá alguma publicação?
    Desde já agradeço, e aguardo retorno,

    att: prof. Sérgio Palhares ( Universidade Fumec/ MG )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Caminhada da Perda percorre Centro Histórico de Porto Alegre e reflete sobre Patrimônio

Noite da Arquitetura e Urbanismo 2024: Uma Celebração de Conquistas e Talentos no RS

Caminhada da Perda celebra o Dia do Arquiteto com programação voltada à valorização do Patrimônio Cultural

Pular para o conteúdo