Getting your Trinity Audio player ready...
|
Acontece neste sábado (25) em Porto Alegre o seminário Sob o sol dos trópicos: Futuro do Pretérito. O Rio de Janeiro de Sergio Bernardes. No evento, a arquiteta e urbanista Adriana Caúla falará sobre o projeto Rio do Futuro, que reúne propostas do célebre arquiteto brasileiro para a cidade do Rio de Janeiro. O espírito experimental e inovador de Bernardes e sua relação com a capital fluminense serão resgatados para explorar as possibilidades espaciais, sistemas e organizações da condição humana no Rio de Janeiro dos anos 1960.
A trajetória de Sergio Bernardes na arquitetura começou precocemente. Aos treze anos, abriu uma oficina de maquetes. Aos quinze, fez seu primeiro projeto: a casa de Eduardo Baouth, amigo de seus pais. Antes de terminar o curso de Arquitetura e Urbanismo, Bernardes teve seu projeto do Country Club de Petrópolis na revista francesa L’Architecture d’Aujourd’hui. Após graduar-se em 1948, ganhou lugar de destaque ao lado de nomes como Oscar Niemeyer e Lucio Costa.
A ministrante do seminário, Adriana Caúla é arquiteta urbanista, pesquisadora e professora adjunta do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFF. Especialista em Comunicação e Imagem (PUC-Rio), Mestre em Urbanismo (PROURB-UFRJ) e Doutora em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU-UFBA).
O evento ocorrerá na Fundação Iberê Camargo (Avenida Padre Cacique, 2000) às 15h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link http://bit.ly/2AiNk1Q.