Getting your Trinity Audio player ready...
|
A data de 20 de novembro simboliza um dia de reflexão e resistência. Em Porto Alegre, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizou uma homenagem a Oliveira Silveira (in memoriam), poeta responsável pela Consciência Negra no Brasil. A Universidade proclamou o escritor Doutor Honoris Causa, durante o evento “Novembro Negro da UFRGS – Encontrei Minhas origens”.
Na ocasião, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) foi representado pelo conselheiro Carlos Eduardo Iponema. O encontro também foi marcado pela realização da tradicional foto anual dos negros e negras da UFRGS, reunindo centenas de participantes no palco do Salão de Atos da Universidade, pelo sétimo ano consecutivo.
“Foi um momento muito importante de ações afirmativas, pois foi dado um olhar atento às questões de patrimônio de um território com uma simbologia relevante da cultura negra. Participar disso me fez reafirmar o quanto a Arquitetura é importante para preservar um legado e a memória do povo negro no Rio Grande do Sul. Representei o CAU/RS para que, naquele momento, se torne público a parceria que o Conselho está formando com a Escola de Samba Acadêmicos da Orgia e o Instituto Oliveira Silveira, a fim de que possamos articular com entidades, arquitetos, advogados, antropólogos e historiadores o registro do território da Escola de Samba como bem imaterial. O objetivo é regulamentar e eternizar a “Esquina do Samba” e, posteriormente, viabilizar a criação do Museu Vivo do Carnaval e do Samba do Sul, propondo a preservação e conservação das culturas do carnaval e do samba”, afirmou Iponema, também coordenador da Comissão Temporária de Ações Afirmativas do CAU/RS.