Institucional

CAU/RS integrará Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática no Rio Grande do Sul

Decisão ocorreu durante agenda com governo federal, em Brasília.
Getting your Trinity Audio player ready...
Conselheiro federal eleito pelo Rio Grande do Sul, Carlos Eduardo Mesquita Pedone (à direita), integrará o comitê criado pelo governo federal.

Representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) foram recebidos em audiência na última sexta-feira (07/06) pelo ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Costa Macêdo. No Palácio do Planalto, em Brasília, a comitiva, encabeçada pelo presidente em exercício André Nör (MT), manifestou apoio oficial às ações do governo federal para o Rio Grande do Sul e apresentaram propostas para a construção de soluções para cidades urbanas planejadas e sustentáveis.

Também presentes à audiência, os conselheiros Graciete Guerra da Costa (RR), Ricardo Mascarello (SE), Carlos Lucas Mali (MS), Carlos Eduardo Mesquita Pedone (RS) e Antonio Lopes Balau Filho (RO), além do coordenador técnico-executivo da Assessoria de Relações Institucionais e Parlamentares (AIP) do CAU/BR, Thiago de Oliveira Mota, e da secretária-executiva da Secretaria-Geral da Presidência da República, Kelly Mafort.

Durante a reunião, foram deliberados três importantes encaminhamentos pelo ministro Márcio Macêdo. O primeiro envolve a articulação de uma reunião entre o CAU/BR, o Ministério das Cidades e o Ministério do Desenvolvimento Regional para tratar de questões de interesse do setor, especialmente aquelas relacionadas às áreas de risco. Essa ação é uma resposta às recentes enchentes e chuvas fortes que afetaram o Rio Grande do Sul, onde o CAU/BR já iniciou um projeto de Assistência Técnica de Interesse Público (ATIP) para orientar profissionais no levantamento dos locais atingidos.

Outra importante deliberação foi a inclusão do CAU/BR como colaborador no Plano Clima, que está sendo desenvolvido por mais de 18 ministérios e definirá estratégias nacionais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover a adaptação às mudanças climáticas. Este plano, que abrange um período até 2035, visa enfrentar eventos climáticos extremos, como as chuvas no Rio Grande do Sul e a seca na Amazônia. O conselheiro Ricardo Mascarello (SE) reforçou ao ministro a capacidade dos CAU/UFs em potencializar a participação das Unidades Federativas neste esforço.

Além disso, ficou definida a realização de uma audiência com o Ministério do Meio Ambiente para que o CAU/BR apresente contribuições à elaboração de normativos referentes às mudanças climáticas e aos Planos Diretores.

Também foi solicitado e acolhido pelo ministro a inclusão do conselheiro Carlos Eduardo Mesquita Pedone (RS) no Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática no Rio Grande do Sul, dentro do Programa de Reconstrução, Adaptação e Resiliência Climática do Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Presidente do CAU/RS recebe homenagem de Sant’Ana do Livramento

CAU e ABNT firmam parceria para auxiliar profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Candidaturas às prefeituras nas eleições 2024 recebem propostas dos profissionais da Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo