Getting your Trinity Audio player ready...
|
A 157ª Reunião Plenária do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) ocorreu nesta segunda-feira (24) no Hotel Araçá, em Capão da Canoa. A cidade foi escolhida pelo Plenário por sediar a primeira edição do Rumos da Arquitetura e Urbanismo em 2024.
Entre os destaques aprovados pelos conselheiros e conselheiras estão duas solicitações que serão enviadas ao CAU Brasil. A primeira delas é a inclusão de dados de diversidade nos perfis profissionais do Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU).
A segunda pauta diz respeito aos profissionais atingidos pelas enchentes de maio no estado do Rio Grande do Sul. O CAU/RS propõe a revisão das condições de negociação e isenção da Anuidade.
Além disso, foi aprovada a prorrogação da Comissão Temporária de Políticas Afirmativas (CTPAF-CAU/RS) pelo período de mais seis meses.
Outras pautas deliberadas foram a aprovação de novos Representantes Institucionais, para Gramado e Guaíba; Reprogramação Orçamentária; alteração do calendário de eventos, e pedido de licença de conselheiro.
A Plenária encerrou com relatos das enchentes de maio pela perspectiva e vivências dos conselheiros nas suas regiões. Manifestaram-se Vivian Magalhães, de Pelotas; Isabel Valente, de Canoas; Marcos Frandoloso, de Passo Fundo; Rafael Ártico, de Caxias do Sul; Gislaine Saibro, de Porto Alegre; Andressa Mueller, da região do Vale dos Sinos; e Guilherme Osterkamp, da região do Vale do Taquari.
A presidente, Andréa Ilha, comentou sobre sua cidade, Sant’Ana do Livramento, que não foi atingida, mas ficou isolada em função dos deslocamentos. “É um colapso do estado. A gente tem que pensar no planejamento de bacias, nos municípios, nos planejamentos regionais, pra além do estado como um todo”, finaliza.
Galeria de imagens