Getting your Trinity Audio player ready...
|
Um dia para olhar Porto Alegre como se fosse a primeira vez. A Caminhada do Patrimônio conduziu cerca de cem pessoas pelo centro histórico da capital no domingo, 18 de agosto, no mês que celebra o Patrimônio Histórico Cultural.
Guiados pelos arquitetos e urbanistas José Daniel Simões e Lucas Volpatto, integrantes do Conselho Consultivo do Centro de Memória CAU/RS, o público percorreu o trajeto que liga 19 edificações históricas da capital. Saindo do Edifício Ely (prédio do Tumelero), o grupo fez paradas para acompanhar as reflexões a respeito da história e da arquitetura de edificações como o Edifício Renner, a Galeria Chaves, a Livraria do Globo, o Força e Luz, a Federação, onde hoje funciona o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, e, por último, o Hotel Majestic – a Casa de Cultura Mário Quintana. Durante o trajeto, as explicações despertavam a curiosidade dos pedestres que circulavam pelo centro da capital na manhã de domingo.
A ação foi organizada pelo Centro de Memória CAU/RS e fez parte da programação da 6ª edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural pelo segundo ano consecutivo. Nesta edição, o passeio foi acompanhado por duas intérpretes de libras, uma iniciativa que procurou ampliar a acessibilidade.
Ainda neste mês do patrimônio, o CAU/RS promove uma nova oportunidade para quem deseja aprofundar o conhecimento sobre o espaço urbano de Porto Alegre. Em 26 de agosto, no primeiro dia do Rumos da Arquitetura e Urbanismo, acontece a caminhada “Caminhos Operários” pelos 3º e 4º Distritos de Porto Alegre, nos bairros Floresta e São Geraldo. A realização tem parceria com o Curso de Extensão “Caminhos Operários em Porto Alegre” da faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.