Eventos

Construsul 2024: CAU/RS provoca debate sobre crescente presença das mulheres no setor 

Participe do encontro e descubra as oportunidades e desafios que as mulheres enfrentam no mercado da construção civil.
Getting your Trinity Audio player ready...

Entre 15 e 18 de outubro, o Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre, recebe a 25ª edição da Construsul. Principal feira do gênero no sul do país, a Construsul deve receber a visita de cerca de 30 mil profissionais ao longo dos quatro dias. O CAU/RS estará presente na programação estimulando a reflexão sobre a presença feminina cada vez mais destacada no setor com a Roda de Conversas “Mulheres em obras: gerenciando o futuro” no dia 17/10. A participação é gratuita e as inscrições estão abertas. 

RETIRE O INGRESSO GRATUITAMENTE   

CADASTRE-SE PARA ENTRAR NO CENTRO DE EVENTOS   

 

Entre 2007 e 2018, a participação de mulheres em diferentes posições na área da construção civil cresceu 120%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cerca de 239,2 mil mulheres estão empregadas no setor em todo o país, atuando em diferentes funções. O ingresso feminino em uma área historicamente dominada por homens chega com profissionais que buscam mais qualificação, ao mesmo tempo em que enfrenta questões como o machismo estrutural e a informalidade.  

A roda de conversas vai envolver profissionais mulheres que atuam diretamente na construção civil no debate sobre a expansão da participação feminina neste campo. “É um assunto importante, ainda muito desafiador, mas cheio de potenciais”, afirma a conselheira do CAU/RS, Marta Pillar Kessler, uma das convidadas para o debate. Além dela, também participam da Roda de Conversa as conselheiras Cristiane Bisch Piccoli e Ingrid Louise de Souza Dahm, e a arquiteta e urbanista Gabriela Siqueira Brinckmann.

Além de propor e liderar a roda de conversas durante a Construsul, o CAU/RS também estará presente com o furgão do CAU Mais Perto (no Pavilhão 1, Rua D, estande 171) e equipe disponível para atender os Arquitetos e Urbanistas presentes na feira. A organização incentiva os participantes a doarem alimentos não perecíveis para os afetados pela enchente do RS.

 

Roda de Conversa “Mulheres em obras: gerenciando o futuro”

Quando: 17/10, das 19h às 20h

Onde: 25ª Construsul (Centro de Eventos da FIERGS)

 

Quem são as palestrantes:

Marta Pillar Kessler

Arquiteta e Urbanista graduada pela UFRGS, com formação em Experience Design na UA London. É fundadora do Maxma Studio, em Porto Alegre, através do qual desde 2011 se dedica ao projeto e à execução da arquitetura contemporânea de variadas escalas. É ativa no fomento da atuação da mulher na construção civil e entusiasta do potencial da arquitetura como experiência emocional e como agente transformador de relações humanas.

 

Cristiane Bisch Piccoli

Arquiteta e urbanista, especialista em projetos e inspeção predial. Gerencia e executa obras e reformas na área comercial, educacional e residencial em Porto Alegre, Vale dos Sinos e litoral gaúcho. É conselheira do CAU/RS. 

 

 

Ingrid Louise de Souza Dahm 

Arquiteta e urbanista formada pela UFRGS e especialista em Construções Sustentáveis pelo INBEC/UNICID. Teve vasta atuação no mercado de habitação de interesse social, na coordenação, aprovação e tramitação de projetos de grande porte. Atua no Cuboverde Arquitetura Sustentável, escritório associado na AsBEA-RS, premiado no Saint Gobain de Arquitetura Habitat-Sustentável em 2018 e 2019, e também como 1º lugar em empreendimentos sustentáveis no SINDUSCON PREMIUM 2015. Atua em todos os setores da arquitetura sustentável. Atualmente integra a comissão Baukultur, da Câmara Brasil-Alemanha, promovendo eventos para discussões públicas sobre a qualidade do ambiente construído.

 

Gabriela da Siqueira Brinckmann

Arquiteta e urbanista formada em 2011/02 pela PUC RS, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. É sócia fundadora na empresa AmorAh Arquitetura de Vivências e na empresa MGB Incorporadora e Construtora. Seu projeto mais atual foi a participação como coordenadora de educação no projeto REGENERA RS, do Instituto Mulher em Construção.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Caminhada da Perda percorre Centro Histórico de Porto Alegre e reflete sobre Patrimônio

Noite da Arquitetura e Urbanismo 2024: Uma Celebração de Conquistas e Talentos no RS

Caminhada da Perda celebra o Dia do Arquiteto com programação voltada à valorização do Patrimônio Cultural

Pular para o conteúdo