Eventos

CAU/RS debate protagonismo feminino na construção civil na 25ª Construsul

A presença feminina foi destaque na roda de conversa 'Mulheres em Obras', que abordou desafios e oportunidades para as mulheres na construção civil
Getting your Trinity Audio player ready...

O CAU/RS participou do principal evento de negócios dos setores da construção civil e arquitetura do Sul do Brasil, o Construsul. O ponto alto da participação ocorreu na noite de quinta-feira (17), com a discussão de conselheiras e profissionais do setor com o intuito de debater os desafios e oportunidades para as mulheres na construção civil, fortalecendo a visibilidade e o protagonismo feminino no setor.

As conselheiras Cristiane Bisch Piccoli, Ingrid Louise de Souza Dahm e Marta Pillar Kessler debateram junto da também arquiteta e urbanista Gabriela Siqueira Brinckmann sobre as dificuldades e as oportunidades de ser mulher no setor da construção civil na roda de conversa ‘Mulheres em Obras‘. 

Falando inicialmente dos desafios percorridos, Cristiane acredita que a área já mostra evolução, e que com os anos as mulheres vão poder encontrar o equilíbrio entre o trabalho e a família, sem sentir culpa por estar fora de casa. A profissionalização feminina é algo que Gabriela vive de perto no projeto “Regenera RS: Mulheres em Construção”, em que capacita mulheres em vulnerabilidade econômico social para trabalhar com reparos, pinturas e obras. “Eu ouvi uma delas expressar o orgulho que sentia quando concluiu o curso, dizendo que nunca pensou que iria receber um certificado na sua vida”.

Elas também puderam dividir suas expectativas para o futuro da participação das mulheres na construção civil, e estão otimistas: “quando as mulheres dominarem o setor de industrialização, não vai ter pra ninguém. Nós temos muita capacidade”, declarou Ingrid. Todas concordam que em uma obra ideal os trabalhos seriam divididos igualmente, homens e mulheres explorando as suas potencialidades. Homens são necessários pela sua força, enquanto as mulheres são mais cuidadosas, atentas aos detalhes. Características complementares e igualmente importantes dentro da construção civil.

 

 

Contando suas trajetórias individuais e momentos em que sentiram na pele a diferença no tratamento entre homens e mulheres nessa área, as palestrantes deixaram o público à vontade para compartilhar suas próprias experiências. Uma das espectadoras resumiu o sentimento: “eu me identifiquei com tudo que vocês relataram. A gente sempre tem que ser mais. Quando a mulher diz não, a comunicação é violenta”.

Ao fazer um balanço do evento, a constatação é unânime: “todas nós vamos sair daqui inspiradas e incentivadas a continuar buscando o nosso espaço”, disse Marta. O CAU/RS acredita na importância de debater o tema, ainda mais em um evento pensado predominantemente para homens. Essa fala fortalece a importância de debater o tema em um evento que normalmente é pensado com os homens como público-alvo.

Além de promover a roda de conversa ‘Mulheres em Obras’, o CAU/RS esteve presente durante toda a 25ª Construsul. O Conselho foi representado pelos conselheiros Marcelo Arioli Heck, Eudes Vinicius dos Santos e Martina Lersch na abertura do evento, além de oferecer atendimento constante no furgão do CAU Mais Perto, reforçando seu compromisso em estar próximo dos profissionais da arquitetura e urbanismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Caminhada da Perda percorre Centro Histórico de Porto Alegre e reflete sobre Patrimônio

Noite da Arquitetura e Urbanismo 2024: Uma Celebração de Conquistas e Talentos no RS

Caminhada da Perda celebra o Dia do Arquiteto com programação voltada à valorização do Patrimônio Cultural

Pular para o conteúdo