Getting your Trinity Audio player ready...
|
A programação do final de semana foi recheada de cultura e história! O Conselho de Arquitetura do Rio Grande do Sul (CAU/RS) promoveu mais uma edição da Caminhada da Perda no último sábado, 14 de dezembro. O trajeto percorreu 11 pontos do Centro Histórico de Porto Alegre e refletiu sobre a verticalização da cidade e a destruição e descaracterização de prédios emblemáticos da cidade, patrimônios perdidos ao longo dos anos.
A caminhada foi guiada por Lucas Volpatto, arquiteto e urbanista com ampla experiência em projetos de patrimônio cultural e edificações, mediada por José Daniel Craidy Simões e idealizada pela Comissão de Patrimônio Cultural e Centro de Memória. O roteiro percorreu as ruas que conectam importantes praças da cidade de Porto Alegre. No decorrer de um século, estas praças tiveram sua paisagem bruscamente alterada pela ausência de edificações emblemáticas, que, apesar da qualidade arquitetônica e dos projetos de reconhecidos profissionais, sucumbiram, seja por tragédias como incêndios, ou simplesmente demolidas pela ânsia da transformação urbana com a verticalização da cidade.
No dia, nem os alertas de chuvas e ventos fortes previstos para região reduziram a animação do público, ao todo de 100 pessoas de diversas idades e profissões, participaram da caminhada, que saiu da Praça Marechal Deodoro, onde funcionava o antigo Auditório Araújo Viana (que hoje abriga a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul) e seguiu até a antiga a Praça Pereira Parobé, onde hoje existe o terminal de ônibus Parobé. Durante o trajeto, passamos ainda pela Praça da Alfândega, Largo dos Medeiros, Igreja do Rosário, e outros pontos em que se pode observar a degradação do Patrimônio. Confere os registros da Caminhada da Perda e fica atento às redes do CAU/RS para as próximas edições. Em breve!