Getting your Trinity Audio player ready...
|
Nesta quarta-feira (29/03), às 19h30, ocorre no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) o lançamento do Guia de Arquitetura de Porto Alegre, com uma exposição fotográfica. Antes da sessão de autógrafos os autores ministram a palestra “Arquiteturas de Porto Alegre: Um guia”. O evento integra a programação do projeto Quarta no IAB.
Porto Alegre, desde sua origem, passou por uma evolução urbana e arquitetônica cujos remanescentes preservados, aliados às novas edificações, permitem vivenciar as marcas de sua trajetória muito além de registros fotográficos e documentais.
Para compor um panorama desse patrimônio, o Guia de Arquitetura de Porto Alegre reúne textos, fotografias e informações sobre 100 obras arquitetônicas, urbanísticas, paisagísticas, históricas e culturais da cidade.
A publicação, com 232 páginas, em três idiomas (português, inglês e espanhol), registra os exemplares mais representativos, entre edificações (como museus, igrejas, estádios de futebol, centros culturais), além de lugares e logradouros, que ilustram o desenvolvimento urbano de Porto Alegre desde sua origem aos dias atuais.
Dentre as obras clássicas e contemporâneas catalogadas no guia, destacam-se a Antiga Provedoria da Real Fazenda (1790, de autoria do Capitão Alexandre José Montanha), o Theatro São Pedro (1858, do arquiteto Philip von Normann), o Paço Municipal (1901, do engenheiro João Antônio Luiz Carrara Colfosco), o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul (1912, do arquiteto Theodor Alexander Josef Wiederspahn), o Palácio da Justiça (1953, dos arquitetos Luis Fernando Corona e Carlos Maximiliano Fayet) e a Fundação Iberê Camargo (2003, projetado por Álvaro Siza).
O projeto, acalentado pelos arquitetos Vlademir Roman e Rodrigo Poltosi (sócios da VRP Arquitetura Estratégica) há mais de dez anos, pretende fomentar o debate acerca da importância da valorização e preservação do patrimônio arquitetônico. “A constatação de que Porto Alegre não possuía nenhum guia que mostrasse, destacasse e analisasse sua arquitetura nos diversos períodos históricos e estilísticos motivou-nos a organizar todo este material. A arquitetura de Porto Alegre não é suficientemente conhecida e valorizada, mesmo por seus habitantes. São Paulo, Rio de Janeiro, Montevidéu, Buenos Aires e até mesmo Pelotas, Caixas do Sul e Passo Fundo pra ficarmos em exemplos próximos, todas têm seus guias de arquitetura”, explicam.
A edição ainda traz um mapa encartado, possibilitando a visualização e localização das obras para a montagem de percursos de visitação.
O projeto é uma realização da VRP Arquitetura Estratégica, sob a gestão cultural da Cult Assessoria e Projetos Culturais, e conta com o patrocínio da Savar por meio do financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O guia, editado pela Escritos editora, tem design gráfico e fotos de Leandro Selister.