Concursos

Arquitetura de Concursos: conheça o projeto de pesquisa da UFRGS que mapeia concursos realizados no estado

Pesquisa de 20 anos mapeou os concursos de arquitetura realizados no Rio Grande do Sul desde 1950.

 

Concursos públicos de arquitetura realizados no estado entre 1950 e 2016 são objeto de pesquisa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O cenário do projeto “Arquitetura de Concursos” é bastante amplo, pois envolve a investigação e documentação de concursos realizados pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), por outras municipalidades e entidades e até mesmo a participação de equipes gaúchas em concursos relevantes fora do estado.

A motivação para a pesquisa coordenada pelos professores Luciana Miron (PROPUR/UFRGS) e Sérgio Marques (PROPAR/UFRGS) veio da falta de registro desses concursos, tanto no que diz respeito aos seus editais, regulamentos, atas dos júris e divulgação dos resultados quanto à documentação dos projetos premiados e mencionados. O projeto deu origem ao site ArqConcursos, que reúne o acervo derivado da pesquisa e categorizado por anos, desde 1950.

 

CLIQUE AQUI E ACESSE O SITE

 

Um pouco de história

A geração pioneira da arquitetura moderna no Rio Grande do Sul se formou no começo da década de 1950, com a criação da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. “Era uma geração muito bem preparada para o ofício e o fazer. O momento era de afirmação da arquitetura moderna e também da própria arquitetura, que ainda não estava regulamentada. Foi, portanto, uma geração que produziu muito e documentou muito pouco”, conta o professor e pesquisador. 

Além disso, o Rio Grande do Sul, assim como o restante do Brasil, nunca teve uma tradição de constituição de acervos e centros de documentação, como acontece em países de primeiro mundo (Fundação Le Corbusier, em Paris, e o Centro Canadense de Arquitetura, em Montreal, para citar alguns exemplos). No Brasil, as experiências são bem mais reduzidas e se concentram no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Sérgio comenta que a ideia de constituir um acervo das produções arquitetônicas oriundas de concursos surgiu no final da década de 1990: “Percebemos, na Escola de Arquitetura da UniRitter, que os concursos eram produção importante que não estava sendo documentada em lugar nenhum”. Foi nessa instituição – pioneira na criação de laboratórios para promover ações de ensino, pesquisa e extensão e com o posterior apoio da UFRGS e do IAB RS – que a pesquisa começou a dar seus primeiros passos.

Nome do Concurso: Jockey Club do Rio Grande do Sul – Ano:1950

 

 

Da UniRitter para a UFRGS

“Foram 20 anos organizando o acervo. O projeto iniciou na UniRitter e, depois de um trabalho de transição, foi continuado exclusivamente na UFRGS. Se não fosse esse acervo, toda a produção de concursos importantes – como o Jockey Club, o Muro da Mauá, o Porto dos Casais, o Parque Marinha do Brasil, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o Palácio da Justiça – não estaria disponível nem na atualidade nem no futuro”, explica Sérgio.

Luciana conta que começou seu envolvimento com a pesquisa em 2013, coordenando a estruturação do acervo com bolsistas e alunos voluntários da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Para ela, a importância do trabalho está em conhecer a história da produção arquitetônica gaúcha, possibilitando o acesso dessas informações sobre o patrimônio arquitetônico para a comunidade de arquitetos e urbanistas, bem como para a sociedade em geral. “Mesmo os projetos de concursos que não tenham sido construídos, representam um material rico em termos de exercício projetual, possibilitando um repertório para estudantes, arquitetos, pesquisadores e demais interessados em arquitetura”, destaca.

 

Os desafios da pesquisa

Uma grande pesquisa se depara com grandes desafios. A professora conta que o primeiro deles foi conseguir acessar os projetos das equipes vencedoras de concursos públicos de arquitetura. “Os concursos mais antigos foram os mais difíceis porque esse material nem sempre é registrado e mantido pelas equipes que participaram dos concursos. Felizmente, com a parceria do IAB RS, foi possível já considerar no próprio regulamento dos concursos a possibilidade dos projetos participantes fazerem parte do acervo. Além disso, com o avanço da tecnologia da informação, a disponibilização de arquivos digitais facilitou em muito a elaboração das fichas de registro”, celebra.

O acervo possui um sistema de monitoramento e critérios para seguir sendo alimentado, no futuro, por outros pesquisadores. A pesquisa está concluída, mas os professores seguem em busca de apoio para dar continuidade ao trabalho e publicar o e-book do projeto.

 

Dissertações e publicações

A pesquisa resultou na defesa de mestrado de Simone Mollerke sob a orientação de Luciana Miron. A dissertação Análise da Retórica como Metodologia em Projetos Urbanos de Concursos no Rio Grande do Sul: Estudo de Caso no Acervo de Arquitetura de Concursos – Período de 2006 a 2016 (PROPUR/UFRGS) foi publicada também na Revista Oculum Ensaios, da PUC-Campinas. 

Todas as publicações relacionadas à pesquisa e ao ArqConcursos estão disponíveis no site: www.ufrgs.br/arqconcursosrs/publicacoes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Ação do CAU/RS garante participação de arquitetos e urbanistas em concurso

IAB RS divulga vencedores do concurso Lago Joaquina Rita Bier

2º Edição Concurso de Fotografia CAU/RS: conheça os vencedores

Pular para o conteúdo