Patrimônio

A história do Art Déco e os símbolos da arquitetura 

Estilo europeu que marcou os anos 1920 é tema de concurso de fotografia do CAU/RS.
Getting your Trinity Audio player ready...

O que o Edifício Chrysler, em Nova York; o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e a ponte no cruzamento da Getúlio Vargas com a Ipiranga, em Porto Alegre, têm em comum?

São todos símbolos da arquitetura Art Déco, estilo europeu que marcou os anos 1920 e que teve como referência a Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, em Paris, em 1925.

No Rio Grande do Sul, em específico, o Art Déco foi inicialmente adotado pela elite, mas logo foi apropriado pela arquitetura popular, abrangendo desde pequenas residências a importantes edifícios institucionais. 

Na arquitetura, o estilo é evidenciado pela existência de formas e ornamentos geométricos com motivos e linhas dispostas em ritmo e repetições. Tanto nas plantas baixas como nas fachadas e nas esquadrias, busca apresentar simetria, axialidade e hierarquia. Em geral, faz alusão aos zigurates mesopotâmicos, ou, por outro lado, a formas navais, abrangendo desde arranha-céus e pontes em ferro e aço até a residências e esculturas feitas em concreto armado.

O arquiteto e urbanista, conselheiro do CAU/RS, Lucas Volpatto, afirma que o estilo Art Déco se consolidou no Rio Grande do Sul a partir da década de 1930. “Aqui no estado, está muito ligado a uma época de desenvolvimento econômico, de modernidade”, conta, lembrando o centenário da Revolução Farroupilha, celebrado em 1935 no local que então ganharia o nome de Parque Farroupilha, mais comumente chamado de Redenção. “É nessa exposição que o Art Déco é apresentado em Porto Alegre, para então chegar a outras cidades, como Erechim e Santa Maria, onde também temos importantes exemplos arquitetônicos desse estilo”.

Volpatto afirma que a Avenida dos Farrapos, em Porto Alegre, é o maior exemplo de Art Déco no Rio Grande do Sul. Entretanto, a própria falta de conhecimento impede que a sociedade celebre a arquitetura ali presente, uma vez que boa parte dos prédios e elementos do estilo tenham sido degradados ao longo do tempo.

 

Patrimônio Cultural Edificado em Art Déco

Este ano, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) escolheu o tema do Art Déco para realizar a 2ª edição do Concurso de Fotografia. Com uma premiação total de R$ 12 milas imagens serão publicadas no Calendário 2024 do Conselho.

As 12 melhores fotos serão premiadas no valor de R$ 1 mil cada uma, sendo que cada participante pode ter até cinco fotos selecionadas. Todos são bem-vindos! Podem participar fotógrafos amadores e profissionais, arquitetos e urbanistas interessados no tema, residentes em todo o Brasil, sem limite de idade. 

As inscrições são gratuitas! O material deve ser enviado para o e-mail concursofoto@caurs.gov.br até 16 de outubro

ACESSE O EDITAL E OUTRAS INFORMAÇÕES

Saiba mais

Acompanhe outras matérias sobre o tema e conheça melhor o estilo Art Déco:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Mês do patrimônio: editais do CAU incentivam fotografia e educação patrimonial

Rumos 2024: Patrimônio histórico, planejamento urbano e produção científica no palco da edição PoA

Caminhada do Patrimônio revisita a arquitetura do centro histórico de Porto Alegre

Pular para o conteúdo