Getting your Trinity Audio player ready...
|
Cerimônia de Divulgação dos Vencedores ocorreu na sede do IAB RS em Porto Alegre
Depois de muita expectativa, foi anunciado o nome do 1º lugar do Concurso Público Nacional de Arquitetura de Interiores para o Espaço do Arquiteto do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS). O nome de Paula Zielinski Otto do escritório Arquitetura Nacional, de Porto Alegre, foi saudado por todos os presentes na Cerimônia, que lotaram a sala onde estava sendo realizado o evento na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS).
A apresentação dos vencedores começou com a Menção Honrosa a Jean Grivot Avancini, do Hype Studio, representado pelo coautor do projeto, Gabriel Johansson Azeredo, do ALTA. Gabriel destacou a importância de os profissionais aproveitarem a oportunidade do concurso público para experimentar. “Acredito que se destaca quem apresenta uma ideia radical, uma ideia forte, para a solução”, ressaltou.
O 5º lugar ficou com Rodrigo Spinelli, do Projet Arquitetura, de Lajeado (RS), e o 4º com Felipe de Souza Lima Pacheco, do Felipe Pacheco Arquitetos. “Esta é minha sexta participação em concursos públicos. A primeira aconteceu há vinte anos, quando recém-formado”, relembrou Felipe. “O edital é a voz do cliente e este, especificamente, estava muito bem organizado, o que facilita o trabalho da equipe no desenvolvimento do projeto”, enfatizou.
O 3º lugar ficou com Estevan Barin, do EArquitetos, de Santa Maria (RS) e o 2º com um escritório de Belo Horizonte (MG), o Linha2 Arquitetura, com Thiago Barbosa de Campos como profissional titular responsável.
Paula Zielinski Otto, arquiteta e urbanista responsável pelo projeto vencedor, defendeu a atuação de seu escritório, o Arquitetura Nacional, e disse que este prêmio é de todos que trabalharam juntos na procura pelas melhores soluções.
“Nossa ideia foi valorizar elementos brasileiros em função de ser o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, mas ter essa relação com o do Brasil. Utilizamos materiais que buscassem esses elementos, valorizamos a área de exposições para evitar espaços ociosos e criamos um núcleo de atividade central, que permite a flexibilidade de uso do espaço”, comentou Paula.
Joaquim Haas, Presidente em Exercício do CAU/RS, colocou que a realização deste concurso é um grande marco para os arquitetos e urbanistas gaúchos. “Defendemos a realização de concursos de Arquitetura e Urbanismo e nada melhor do que ser exemplo”, comemorou Joaquim.
Para Tiago Holzmann da Silva, Presidente do IAB RS, um aspecto que diferencia o Concurso Público das demais maneiras de licitar é a clara definição do objeto e a precisão do valor dos honorários. “Ganha o profissional arquiteto e urbanista, ganha o promotor do concurso e ganha a sociedade com uma edificação ou espaço de qualidade. Nós estamos aqui também para celebrar esta forma de contratação”, concluiu.
O evento, que começou com falas explicativas da Comissão Organizadora, composta por Pedro Xavier de Araujo como Coordenador e Marcelo Arioli Heck como Coordenador Adjunto, contou a participação das arquitetas e urbanistas Aline Fuhrmeister e Tânia Bertolucci da Comissão Julgadora na leitura da ata. No total, foram 42 inscritos e 37 propostas enviadas de nove estados brasileiros, sendo a maioria do Rio Grande do Sul.
Pelo CAU/RS, também estiveram presentes o Assessor Especial da Presidência Eduardo Bimbi; o arquiteto e urbanista da Assessoria Especial da Presidência Tales Volker; o Gerente Geral Rodrigo Jaroseski; o Coordenador da Assessoria Jurídica Alexandre Noal dos Santos; os conselheiros Márcio Arioli, Hermes Puricelli e Oritz Adriano Adams de Campos; a conselheira federal Gislaine Saibro; e representantes de entidades: Silvia Barakat (AAI Brasil/RS), Andrea dos Santos (SAERGS) e Geraldo Collares de Faria (AsBEA/RS). Além disso, integrantes do corpo técnico da Unidade de Comunicação, Marcele Acosta e Gabriela Belnhak.
Clique aqui e confira o resultado final e as pranchas dos projetos vencedores.
Próxima etapas
Após a divulgação dos vencedores, haverá o pagamento do prêmio aos cinco primeiros colocados e a contratação do 1º lugar para execução do projeto. Todas as propostas participantes estão expostas no IAB RS até 13 de novembro para visitação pública.
Uma resposta
Eles têm um estilo arquitetônico muito bom! Com os melhores cumprimentos.