Getting your Trinity Audio player ready...
|
Posicionamento da AsBEA/RS a respeito do texto publicado no dia 14 de dezembro na Zero Hora:
Muito oportuna a coluna Arquitetando, escrita por Eduardo Bueno, que coloca o tema da produção arquitetônica na vitrine. Ainda mais sendo colocado em pauta por alguém que não é arquiteto.
Nós da AsBEA-RS, Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, temos a intenção de aproximar o debate sobre arquitetura com a sociedade em geral. Arquitetura devia ser tema nas conversas diárias entre não-arquitetos.
O que se vê e lê na mídia, de uma forma mais ampla, costuma versar sobre arquitetura particular e decoração.
O papel da arquitetura para o coletivo como construção das cidades infelizmente não é pauta das publicações para o público em geral.
Tem muitos aspectos que influenciam a profissão do arquiteto. Legislação, orgãos públicos, interesses comerciais, qualidade efetiva dos projetos e dos profissionais, aceitação do público.
É um tema complexo.
Em um país em que falta tanto, fica difícil apontar culpados por este tema não ter a devida relevância.
Cabe a nós, como Associação dos Escritórios de Arquitetura, AsBEA-RS, discutir a fragilidade com que o planejamento urbano vem sendo levado pelo poder público.
A AsBEA reúne os escritórios de arquitetura, e divulga as boas práticas, normas atualizadas, inovações no setor e premia o melhor da arquitetura produzida nacionalmente.
Para concluir, percebemos nos últimos anos um sinal de mudança, com um desejo maior do público pela arquitetura como um diferencial de mercado.
Diretoria AsBEA/RS