Fiscalização

Bagé deverá corrigir o edital de concurso público para permitir a participação de arquitetos e urbanistas.

Justiça Federal acatou o pedido do CAU/RS e determinou a correção e a reabertura das inscrições, incluindo arquitetos e urbanistas.
Getting your Trinity Audio player ready...

Mais uma vitória pela garantia do exercício profissional. A 2ª Vara Federal de Pelotas determinou a suspensão de concurso público no município de Bagé por excluir Arquitetos e Urbanistas da possibilidade de pleitear vaga para o cargo de Engenheiro de Segurança do Trabalho. Após ação do CAU/RS, a prefeitura municipal deverá retificar o edital 01/2024 e reabrir inscrições, permitindo que os profissionais da Arquitetura e Urbanismo também possam concorrer.

A ação foi gerada a partir de denúncia pelos canais do CAU/RS. O conselho argumentou que a Lei 7.410/85 permite a atuação profissional de arquitetos e urbanistas como técnicos de Segurança do Trabalho desde que possuam especialização na área. Procurando reduzir o impacto do equívoco, a assessoria jurídica ingressou com pedido de tutela de urgência que foi acolhido parcialmente pelo juiz federal Cristiano Bauer Sica Diniz. Segundo o magistrado, houve tratamento discriminatório ao excluir Arquitetos e Urbanistas de concurso público e violação dos princípios de isonomia e legalidade.

A sentença menciona situações semelhantes que geraram jurisprudência no caso, reforçando a necessidade dos editais adequarem-se à previsão legal que não restrinja o acesso a cargos públicos na área de Engenharia do Trabalho somente a profissionais da engenharia. Um exemplo foi a decisão favorável do Supremo Tribunal Federal em favor de uma arquiteta e urbanista especialista em Segurança do Trabalho que conquistou o direito de tomar posse em vaga correlata junto à Petrobrás.

 

LEIA A DECISÃO NA ÍNTEGRA

 

 

O monitoramento de editais de obras é mais uma ação da fiscalização do CAU/RS em defesa do exercício profissional para assegurar a qualidade das obras e o direito da sociedade.

 

Encontrou alguma irregularidade? Denuncie pelos nossos canais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/RS registra 56% mais fiscalizações de obras em Setembro

Vitória do CAU/RS na Justiça Federal garante a participação de arquitetos em edital de Jaquirana

CAU/RS amplia fiscalização em feiras e obras no mês de agosto

Pular para o conteúdo