Patrimônio

Caminhada do Patrimônio conta a história arquitetônica do centro de Porto Alegre

Evento gratuito resgata a riqueza histórica arquitetônica da capital e conta a história de exemplares como o Edifício Ely e Hotel Majestic, ambos impactados pelas enchentes
Getting your Trinity Audio player ready...

 

Neste domingo (18), o Centro de Memória CAU/RS realiza a Caminhada do Patrimônio no Centro Histórico de Porto Alegre. A atividade é gratuita e faz parte da programação da 6ª edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, organizada pela Secretaria estadual da Cultura (Sedac).

 

 

Guiado por arquitetos e urbanistas especializados no tema do Patrimônio Cultural, o público vai percorrer o trajeto que liga edificações históricas da capital, como o prédio da Livraria do Globo, o Edifício Mesbla, o Sobrado dos Azulejos e o Hotel Majestic. O roteiro será conduzido pelos arquitetos e urbanistas José Daniel Craidy Simões e Lucas Volpatto, ambos membros do Conselho Consultivo do Centro de Memória CAU/RS. “A Caminhada do Patrimônio é um convite para revisitar a capital gaúcha e refletir sobre a transformação da paisagem urbana nas nossas cidades”, afirma a presidente do CAU/RS, Andréia Ilha.

 

O ponto de encontro é o Edifício Ely, um dos mais destacados exemplares da arquitetura eclética em Porto Alegre. O prédio foi construído pelo arquiteto alemão Theo Wiederspahn para abrigar um empreendimento do comerciante Nicolau Ely. Construído em 1922, o prédio ocupa 100 metros de fachada na Rua da Conceição e mantém forte presença urbana mesmo após a construção da elevada da Conceição, que o escondeu parcialmente.  fachada onde a grande extensão horizontal é valorada pela alternância e variedade de elementos arquitetônicos.

A lista completa das edificações visitadas pelo trajeto está disponível no site do Centro de Memória do CAU/RS

CLIQUE AQUI E CONFIRA O MAPA

 

Caminhada do Patrimônio | Porto Alegre

  • Quando: 18 de agosto, às 10 horas
  • Duração: Aproximadamente duas horas
  • Ponto de partida (encontro): Edifício Ely (Rua da Conceição, 283)
  • Ponto de chegada: Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Mês do patrimônio: editais do CAU incentivam fotografia e educação patrimonial

Rumos 2024: Patrimônio histórico, planejamento urbano e produção científica no palco da edição PoA

Caminhada do Patrimônio revisita a arquitetura do centro histórico de Porto Alegre

Pular para o conteúdo