Eventos

Caminhada do Percurso Negro reconstrói imaginário sobre a presença negra na capital

Getting your Trinity Audio player ready...

A primeira edição da Caminhada do Percurso Negro no Espaço Urbano de Porto Alegre, que aconteceu no sábado, 30 de novembro, foi um sucesso! A atividade cultural, conduzida pela professora e pesquisadora Daniele Vieira, geógrafa especializada no mapeamento de territórios negros na cidade, foi promovida pela Comissão Temporária de Políticas Afirmativas (CTPAF) em parceria com o Centro de Memória e o Setor de Eventos do CAU/RS, e teve como principal objetivo reconstruir e ressignificar o imaginário sobre a presença negra em Porto Alegre.

Durante a caminhada, foram destacadas as contribuições da população negra nas áreas econômica, social, religiosa e cultural da região. O percurso se tornou um marco na história do CAU/RS e também da Arquitetura e Urbanismo de Porto Alegre. O conselheiro titular da CTPAF, Carlos Eduardo Iponema Costa, destacou o perfil do público presente e a importância de ações como essa para a manutenção e preservação da cultura negra na capital gaúcha.

 

Foi um público bastante diverso em termos de raça/etnia, gênero, sexualidade e idade. [...] Acredito que devemos continuar a valorizar o legado que os nossos ancestrais negros deixaram nesse território urbano e tornar mais visível aos olhos da população.

O evento superou as expectativas, reunindo 55 participantes que acompanharam atentamente as exposições da mediadora e enriqueceram a atividade com perguntas e observações, tornando o momento ainda mais dinâmico e interativo.

O CAU/RS agradece a participação de todos os presentes, assim como a dedicação da CTPAF, da professora Daniele Vieira e dos demais colegas envolvidos na organização e realização desta importante iniciativa. Até a próxima!

Veja alguns registros:

Fotos: Max (Studio Feijão e Lentilha)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Noite da Arquitetura e Urbanismo 2024: Uma Celebração de Conquistas e Talentos no RS

Caminhada da Perda celebra o Dia do Arquiteto com programação voltada à valorização do Patrimônio Cultural

Passo Fundo encerra o ciclo do Rumos da Arquitetura e Urbanismo 2024 com reflexões e aprendizados marcantes

Pular para o conteúdo