Getting your Trinity Audio player ready...
|
Profissionais de Arquitetura e Urbanismo registrados no CAU agora têm benefícios exclusivos junto à ABNT. A parceria, firmada durante um evento realizado em Brasília na quinta-feira (10), contou com a participação da presidente do CAU/BR, Patrícia Sarquis Herden, e do presidente do conselho deliberativo da ABNT, Mario William. A partir dessa data, os profissionais regularmente inscritos no CAU poderão:
- Visualizar normas técnicas gratuitamente
- Adquirir e baixar normas técnicas com 66% de desconto
- Participar de cursos da ABNT com 50% de desconto na grade regular de capacitação
A parceria entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo e a ABNT traz diversos benefícios para os profissionais da área. O principal objetivo dessa colaboração é apoiar os profissionais na aplicação de normas técnicas, reduzindo os custos operacionais dos projetos e promovendo mais segurança e confiança no desenvolvimento dos trabalhos.
A parceria fortalece a missão do Conselho em ser reconhecido como referência na democratização de conhecimento técnico, defesa e fomento das boas práticas em arquitetura e urbanismo.
O acesso gratuito às normas e aos descontos oferecidos pode ser realizado pelos profissionais regularmente registrados e adimplentes com o Conselho, por meio do site ABNTCatálogo CAU. O profissional deve acessar o Catálogo com o número de CPF cadastrado no Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU), que já conta com integração ao sistema da ABNT.
Para visualizar uma normalização, é necessário pesquisar a norma desejada e clicar na opção “Ver detalhes”, seguida por “Visualizar norma”, que permite ao profissional a leitura do conteúdo de forma on-line.
Todas as informações são protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O acesso ao acervo de normas da Associação é pessoal e intransferível, o que não permite a instalação de pontos de acesso para visualização compartilhada.
Votar e ser votado
Outra novidade da parceria é a participação dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo nas Assembleias Gerais da Associação Brasileira de Normas Técnicas. O CAU agora é reconhecido como Colaborador Mantenedor da ABNT, o que permite maior envolvimento nas decisões da Associação.
Esse reconhecimento possibilita que o CAU inscreva profissionais formalmente indicados nos Comitês Brasileiros ou nos Organismos de Normalização Setorial da Associação para elaboração de normas técnicas, além de permitir que o Conselho vote e seja votado para os cargos eletivos dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, Superintendência dos Comitês Brasileiros e Conselho Técnico.
Outra conquista é a representação do Brasil pelo CAU em um comitê da Organização Internacional de Normalização (ISO), criado por sugestão da China, que irá tratar da elaboração de normas para Patrimônio Cultural.
De acordo com CAU/BR, esse movimento representa “a promoção de oportunidades igualitárias aos profissionais inseridos no setor de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Construção Civil, oferecendo as mesmas condições de outros Conselhos e enaltecendo que a atuação profissional dos arquitetos e urbanistas são realizadas à luz das normas técnicas, buscando maior qualidade e eficiência nos projetos entregues à sociedade”.
FONTE: CAU/BR