Getting your Trinity Audio player ready...
|
Documento expressa apoio ao manifesto “O Brasil precisa de Mais Arquitetura e Urbanismo”, a Carta Aberta às Candidatas e aos Candidatos nas Eleições de 2022.
Está disponível o “Abaixo-Assinado Por Cidades Justas e Moradias Dignas”, em apoio às propostas do manifesto “O Brasil precisa de Mais Arquitetura e Urbanismo”, a Carta Aberta às Candidatas e aos Candidatos nas Eleições de 2022, lançada pelo CAU Brasil e pelas entidades do CEAU (IAB, FNA, ABEA, AsBEA, ABAP e FeNEA) em ato público realizado em São Paulo em maio de 2022. Clique aqui para acessar e assinar. Compartilhe! Abaixo, leia o documento na íntegra.
ABAIXO-ASSINADO POR CIDADES JUSTAS E MORADIAS DIGNAS
Nós, cidadãs brasileiras e cidadãos brasileiros, expressamos por este abaixo-assinado apoio ao Manifesto “O Brasil precisa de Mais Arquitetura e Urbanismo”, em formato de Carta Aberta às Candidatas e aos Candidatos nas Eleições de 2022, lançado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e pelas instituições que representam as arquitetas e os arquitetos urbanistas do país em ato público realizado em São Paulo, em maio de 2022.
Concordamos que se agravam no Brasil a decrescente qualidade de vida em nossos municípios, o descaso com nossas paisagens, as desigualdades sociais históricas e as precárias condições de moradia da população de baixa renda.
É imperioso que as candidatas e os candidatos à Presidência da República, aos governos dos Estados e do Distrito Federal e aos parlamentos federal, estaduais e distrital tenham em mente em suas campanhas e futuros exercícios de mandatos, se eleitos, que:
- Direito à Cidade é uma questão de Justiça Social
- Moradia digna é questão de Saúde Pública
- Planejamento Urbano Integrado, com visão social, ambiental e econômico, é Qualidade de Vida
- A solução para habitação, espaços e cidades passa pela Arquitetura e Urbanismo
O Manifesto-Carta às Candidatas e aos Candidatos elaborado pelas arquitetas e pelos arquitetos urbanistas contém 20 propostas para encaminhamento contemporâneo dessas questões, inclusive levando em consideração que as desigualdades territoriais foram determinantes na propagação da pandemia da Covid-19.
Em benefício de nossa população, defendemos:
- Cidades justas e moradias dignas
- Mais políticas públicas com base em soluções de Arquitetura e Urbanismo
- Maior participação democrática da sociedade na reforma urbana baseada na função social da cidade, prevista na Constituição e regulamentada pelo Estatuto da Cidade
Desta forma, concordamos com as propostas do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil), do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e da Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA) e igualmente subscrevemos o Manifesto “O Brasil precisa de mais Arquitetura e Urbanismo” .