Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os arquitetos e urbanistas de Campo Bom, Estância Velha e Portão terão a oportunidade de contar com o atendimento da equipe do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) em suas cidades. O CAU Mais Perto está chegando nos dias 19, 20 e 21 para atender profissionais e empresas de Arquitetura e Urbanismo. Aos recém-graduados, é possível realizar a coleta biométrica para emissão da Carteira de Identidade Profissional perante registro no SICCAU e apresentação do Diploma de Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
O CAU Mais Perto é o programa de atendimento aos arquitetos e urbanistas e fiscalização do CAU/RS. Os serviços prestados na sede do Conselho em Porto Alegre são levados com a mesma qualidade ao interior do Estado, contemplando todas as cidades e regiões.
Neste mês, ainda haverá atendimento em Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Ivoti e Carlos Barbosa.
Campo Bom
- Dia: 19/06/2017, segunda-feira
- Horário: das 10h30 às 12h e das 13h às 16h
- Local: Espaço Cultural Dr. Liberato (R. dos Andradas, 67)
Estância Velha
- Dia: 20/06/2017, terça-feira
- Horário: das 10h30 às 12h e das 13h às 16h
- Local: Câmara de Vereadores (Av. Brasil, 1144)
Portão
- Dia: 21/06/2017, quarta-feira
- Horário: das 10h30 às 12h e das 13h às 16h
- Local: Estacionamento em frente à Biblioteca Municipal de Portão (R. Ivoti, próximo ao nº 102)
Sobre as cidades
Campo Bom, Estância Velha e Portão são municípios que integram a Região Metropolitana de Porto Alegre. As regiões têm colonização predominantemente alemã e portuguesa, o que dá os traços de uma cultura diversa, com muitas festas populares e um povo receptivo. As três cidades têm população predominantemente urbana. Campo Bom, a mais populosa, tem cerca de 60 mil habitantes; seguida por Estância Velha, com 42 mil pessoas; e Portão, com 30 mil habitantes.
Campo Bom tornou-se um município emancipado de São Leopoldo em 1959, na mesma época em que teve seus maiores avanços em urbanização. A indústria calçadista é o ponto forte da economia local, mas a cidade também se destaca de maneira geral pelos investimentos para atrair empresários, e pela formação profissional de mão-de-obra qualificada.
O arquiteto e urbanista Carlos Eduardo Kayser, que trabalha na região há alguns anos, destaca a topografia acidentada da cidade – o que a confere características particulares, já que alguns bairros cresceram nos morros nos últimos dez anos – e o investimento em urbanismo. “Hoje a cidade conta com 8 km de ciclovias, ótimos parques e praças bem equipados e conservados, assim como as vias e demais espaços públicos espalhados pela cidade, fazendo com que ela também seja também referência na região em qualidade de vida, pois existem diversas opções de lazer e convivência”, afirma o profissional.
As construções residenciais de Campo Bom são compostas de casas de padrão simples com telhados aparentes, residências de padrão média a alto com arquitetura contemporânea, além de edifícios de porte médio. O investimento no impacto visual tem aparecido como uma tendência local, conforme o arquiteto e urbanista Carlos Eduardo Kayser.
Estância Velha tem sua urbanização datada da mesma época. Com diversos espaços de lazer e convivência para a população, a cidade é alegre e receptiva. A praça 1º de Maio, onde fica a feira de artesanato e o centro de informações turísticas, é ponto de encontro e confraternização para todos os cidadãos.
Portão, por sua vez, tem sua origem marcada pela relação com Porto Alegre. O nome da cidade foi dado em função a um grande portão que impedia o gado de escapar da fazenda imperial, onde começou seu povoamento em 1788. O destaque do município, ponto histórico que indica o acesso à cidade, é a Praça Ramuel Rodrigues da Rosa, construída em 1969 perto de onde no século XVIII havia o famoso portão. No centro da cidade, fica a Praça do Chafariz, ponto de encontro da população local.
Uma resposta
Estupendo!