Institucional

CAU/RS apresenta propostas para desafios após as enchentes

Conselho participou de seminário realizado pelo Grupo Sinos, em Canoas. O evento reuniu entidades e autoridades dos governos municipal, estadual e federal.
Presidente do CAU/RS, Andréa Ilha, levou propostas do Conselho ao evento que contou com a participação do governador Eduardo Leite.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) marcou presença no seminário “Desafio da Região Metropolitana: O que fazer após a maior tragédia da história do Rio Grande do Sul”, realizado pelo Grupo Sinos, em Canoas.

Na ocasião, a presidente Andréa Hamilton Ilha realizou uma apresentação com as propostas do Conselho para mitigar os impactos provocados pelas enchentes de maio, retomando iniciativas de sucesso do CAU/RS, como o Nenhuma Casa sem Banheiro. Também participaram do evento autoridades como o governador Eduardo Leite; o presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito, e os prefeitos de Porto Alegre, Canoas, Gravataí, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Além do CAU/RS, estiveram presentes representantes do Comitesinos, Crea-RS, Sergs e Metroplan.

O evento teve transmissão ao vivo pelo YouTube e matéria completa no Jornal ABC:

Em sua fala, a presidente do CAU/RS destacou a missão do Conselho em promover a profissão. “A Arquitetura e Urbanismo deve ser acessível para todos e, nesse sentido, temos trabalho para promover a implementação da Lei da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, a ATHIS, de modo que se torne uma política pública.”

Andréa resgatou o trabalho realizado pelo Conselho logo nos primeiros dias das enchentes, quando foram disponibilizadas as vans institucionais para transporte e distribuição de donativos. “Agora, precisamos pensar ações para retomar e reconstruir nossas cidades e, por isso, temos realizado interlocuções com o governo federal, estadual e Instituições do Ensino Superior”, disse. A exemplo disso, Andréa citou a reunião com o Iphan, para debater ações em conjunto na recuperação do patrimônio cultural edificado atingido pelas enchentes; e também o encontro com Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária do Rio Grande do Sul (SEHAB), para discutir o Plano Rio Grande.

A presidente do CAU/RS sugeriu três grandes propostas:

  • ampliação do Nenhuma Casa sem Banheiro;
  • implantação do Escritório Público de ATHIS;
  • criação de um órgão público para Planejamento Regional.

“Temos que pensar nosso planejamento urbano de forma diferente do que temos feito, considerando mais o contexto ambiental e menos o político. Esse órgão seria um grande produtor de dados e pesquisas, para que possamos elaborar os planos regionais de modo oferecer suporte mais amplo aos municípios.” Clique aqui e confira a apresentação completa do CAU/RS.

Nenhuma Casa sem Banheiro

Durante o evento, a presidente, acompanhada do Chefe de Gabinete Paulo Soares, teve a oportunidade de encontrar e entregar, pessoalmente, a publicação “Nenhuma Casa sem Banheiro e Casa Saudável – Contribuições do CAU/RS para implementação da Lei de ATHIS“, a autoridades como o Deputado Federal Luiz Carlos Busato e os prefeitos de Canoas, Jairo Jorge, e São Leopoldo, Ary Vanazzi. O Nenhuma Casa sem Banheiro é uma iniciativa do CAU/RS, que buscar levar melhorias sanitárias a residências de baixa renda, por meio da Lei de ATHIS. Até o momento, o programa já contemplou 1.376 em 57 municípios gaúchos, recebendo um investimento de R$ 4,6 milhões por meio de parcerias com o governo estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/RS prestigia lançamento do Trem do Pampa em Sant’Ana do Livramento

Carta aos candidatos: Pacto pela sustentabilidade dos municípios e qualidade de vida urbana

Licenciamento ambiental: CAU/RS é convidado para auxiliar processo do STF

Pular para o conteúdo