Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) agora conta com a Comissão Temporária de Acervo, dedicada a mapear acervos relevantes, considerando objetos e documentos oriundos da atuação técnica, artística, científica e política, na área da Arquitetura e Urbanismo no Rio Grande do Sul. A intenção é, futuramente, criar o Museu Estadual da Arquitetura e do Urbanismo.
As ações de preservação do patrimônio cultural e científico em Arquitetura e Urbanismo são reguladas por normativas e cumprem, sobretudo, com a missão de valorização e difusão do campo profissional. Essas ações serão viabilizadas por meio de parcerias entre o CAU/RS e outras instituições, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A Comissão Temporária de Acervo é formada pelos arquitetos e urbanistas Cesar Bastos Vieira, Jeniffer Alves Cuty e Raquel Rodrigues Lima, além de Marcia Elizabeth Martins e Lucas Volpatto, conselheiros do CAU/RS.
Já a criação da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) foi motivada pela constituição do Acervo do CAU/RS, tendo em vista que o projeto determina, entre outras necessidades, a organização física das coleções, o arrolamento e sistematização dos dados em planilha digital, o inventário das coleções considerando a materialidade do acervo e a localização física, a tabulação e o estudo dos dados coletados e ajuste metodológico e a especificação das prioridades de ação.
A CPAD, em suma, irá aplicar e orientar a aplicação do código de classificação de documentos e a tabela de temporalidade e destinação de documentos das atividades-meio da administração pública federal e de suas atividades-fim aprovada pelo Arquivo Nacional.