Getting your Trinity Audio player ready...
|
Na véspera do Dia Nacional da Habitação, comemorado em 21 de agosto, a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), Andréa Hamilton Ilha e a presidente do CAU/BR, Patrícia Sarquis Herden, firmaram uma iniciativa importante para o povo gaúcho. As presidentes realizaram a assinatura simbólica do acordo de cooperação técnica de Assistência Técnica de Interesse Público (ATIP). O ato ocorreu durante a programação da 4ª Semana da Habitação, em Fortaleza.
Entre abril e maio deste ano, o Rio Grande do Sul foi gravemente afetado por chuvas e inundações intensas. Patrícia Herden explicou que o projeto pretende mostrar a arquitetura e o urbanismo como uma atividade de interesse público.
Neste projeto-piloto, o CAU/BR será responsável pelo financiamento e operacionalização, enquanto o CAU/RS ficará encarregado do acompanhamento e monitoramento. Além disso, os municípios participantes ajudarão a identificar os locais que serão vistoriados. As cidades indicadas foram Canoas e São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre.
Com essa iniciativa, os municípios receberão apoio na elaboração dos laudos técnicos através do trabalho de profissionais de arquitetura e urbanismo, que irão dar suporte às prefeituras nesse momento de reconstrução. Por consequência, a população terá acesso a serviços técnicos de qualidade e a captação de recursos.
O investimento total será de R$ 1 milhão. A estimativa é de que sejam feitos 2.000 laudos e 100 profissionais sejam envolvidos no projeto. Segundo o CAU/BR, este é um projeto piloto, mas a meta é sensibilizar e abrir as portas para esse tipo de ação.
A presidente do CAU/RS, Andréa Ilha, destacou o momento simbólico durante o evento. “Estou feliz de estar aqui. Este é um espaço importante para discutir o acesso às habitações e às cidades, mas também de que forma os arquitetos estão contribuindo para mudar essa realidade”, comentou.
Fonte: CAU/BR