Getting your Trinity Audio player ready...
|
A convite da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária do Rio Grande do Sul (SEHAB), o Conselho e Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA-RS) participaram de uma reunião para discutir estratégias e diretrizes relacionadas ao Plano Rio Grande, iniciativa do Governo do Estado.
Na ocasião, o secretário adjunto, Tenente Coronel Roger Vasconcellos, representando o secretário titular da pasta Carlos Gomes, ressaltou a importância de estabelecer um Termo de Cooperação conjunto com os Conselhos, visando a formalização da abertura de um edital de cadastramento, permitindo que profissionais de Arquitetura e Urbanismo, bem como das áreas da engenharia, se inscrevam para colaborar com conhecimentos técnicos na reconstrução do estado.
Inicialmente, o documento contemplará as demandas que envolvem levantamentos topográficos e projetos urbanísticos apresentados pelos municípios. “Estes seriam os nossos principais desafios, além da modelagem do rol de serviços, para providenciarmos as reformas e outros projetos habitacionais, posteriormente”, esclareceu Vasconcellos.
A presidente do CAU/RS, Andréa Hamilton Ilha, participou da reunião acompanhada do Chefe de Gabinete, Paulo Henrique Soares e do Assessor de Relações Institucionais e Governamentais, Fausto Leiria. “Ações em conjunto como esta, mais do que fortalecer o protagonismo de arquitetos e urbanistas, serão fundamentais para pensarmos a reconstrução do nosso estado com qualidade e segurança”, afirmou Andréa.
Representando o CREA-RS, além da presidente Nanci Walter, participaram o gestor institucional, Fábio Chaves; o engenheiro Matheus Santos e o assessor parlamentar Emerson Corrêa. Também estiveram presentes a egenheira civil Anelise Muratore e a arquiteta e urbansita Karen Preussler, ambas servidoras públicas.
Fonte: CREA-RS