Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Latinoware 2024, o maior evento de Software Livre e Tecnologias Abertas da América Latina, foi palco para a apresentação do projeto Solare, uma iniciativa que busca transformar a prática profissional da arquitetura e engenharia no Brasil por meio do uso de softwares livres.
Realizado entre os dias 27 e 29 de novembro no Parquetec de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), o 21º Congresso Latino-Americano de Software Livre reuniu desenvolvedores, pesquisadores e entusiastas da tecnologia aberta. Representando o CAU/RS e a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), os arquitetos e urbanistas Paulo Henrique Soares e Danilo Matoso ministraram a palestra: “Solare — Softwares Livres para Arquitetura e Engenharia: uma política para a construção de nosso país”.
Os pilares do Solare
Durante a palestra, foram apresentados os fundamentos do projeto, que incluem:
- Autonomia profissional: Promover o controle das ferramentas de trabalho pelas próprias categorias profissionais.
- Inclusão: Garantir acesso a softwares livres como alternativa viável frente aos custos elevados de ferramentas proprietárias.
- Fomento à pesquisa: Utilizar softwares livres como base para inovação científica.
- Segurança e privacidade: Proteger dados e informações por meio de códigos abertos e auditáveis.
- Preservação histórica: Adotar formatos abertos que garantem a memória digital a longo prazo.
Os palestrantes também destacaram que o principal objetivo do Solare é oferecer alternativas ao software comercial, especialmente para profissionais iniciantes que enfrentam os altos custos do mercado logo após se formarem. “Sabemos dos desafios financeiros enfrentados pelos recém-formados e queremos mostrar que há softwares livres de qualidade capazes de substituir os comerciais, com eficiência e resultados semelhantes”, reforçaram.
Iniciativas e avanços
Desde 2022, quando foi firmado um termo de cooperação entre o CAU/RS e a FNA, o projeto já disponibilizou nove cursos gratuitos sobre ferramentas como GIMP, Inkscape, Scribus, Blender, QCAD, FreeCAD e QGIS, acessíveis no site do Solare. Além disso, têm sido realizadas palestras, campanhas e seminários para promover o uso de softwares livres nas práticas profissionais.
Interações e novos horizontes
A participação no Latinoware foi estratégica para fortalecer a conexão entre profissionais da arquitetura e a comunidade de desenvolvedores de software livre. “Foi uma oportunidade única de debater com especialistas em tecnologia e identificar melhorias para as ferramentas que utilizamos em nossa prática profissional”, afirmou Paulo Henrique Soares.
Danilo Matoso também destacou avanços institucionais: “Alinhamos ações do Solare com o presidente do CAU/PR, Gustavo Linzmeyer, e estabelecemos parcerias com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e o Itaipu Parquetec, um centro de referência em inovação e empreendedorismo”.
Expansão do Solare
Com as conexões fortalecidas no Latinoware, abrem-se novas possibilidades de colaboração com instituições acadêmicas e científicas. O projeto Solare continua avançando, consolidando o software livre como um alicerce para a democratização, inovação e sustentabilidade na arquitetura e engenharia brasileiras. A presidente do CAU/RS, Andréa Hamilton Ilha reforçou o apoio do Conselho em manter esse tipo de parceria.
Queremos proporcionar alternativas viáveis aos softwares comerciais, especialmente para profissionais que estão iniciando suas carreiras e lidam com os elevados custos do mercado. Oferecemos ferramentas livres de qualidade que podem substituir as soluções proprietárias de forma eficiente.
Andréa Hamilton Ilha
👉 Conheça o Solare e explore seus recursos em solare.org.br.