Entidades

CAU/RS e FNA assinam Protocolo de Intenções para projeto de software livre para arquitetos e urbanistas

Getting your Trinity Audio player ready...

Iniciativa aprovada durante 129ª Reunião Plenária do Conselho deve ampliar o acesso de plataformas digitais, softwares e aplicativos aos profissionais da área. 

Da esquerda para a direita: Paulo Henrique Soares, Evandro Medeiros, Tiago Holzmann da Silva, Eleonora Mascia, Danilo Matoso e Danya Silva.

Na tarde desta sexta-feira (08), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) celebraram a assinatura do Protocolo de Intenções para o projeto Software Livre para Arquitetos e Engenheiros (Solare). 

Na ocasião, estavam reunidos o presidente do Conselho, Tiago Holzmann da Silva; o Chefe de Gabinete e coordenador do projeto pelo CAU/RS, Paulo Henrique Soares, e o presidente do Sindicato dos Arquitetos no Estado Rio Grande do Sul (Saergs), Evandro Medeiros. Representando a FNA, estavam a presidente Eleonora Mascia; o secretário de Organização e Formação Sindical da Federação, Danilo Matoso e a secretária de Relações Trabalhistas, Danya Silva.

O principal objetivo da parceria é sensibilizar e capacitar arquitetos e urbanistas com a disponibilização de ferramentas de softwares livres aplicados à profissão. Por meio de convênio, o CAU/RS repassará à FNA recursos que auxiliarão na contratação de professores e elaboração de vídeo-aulas sobre softwares livres, os quais serão armazenados em plataforma online e gratuita para profissionais de Arquitetura e Urbanismo. Entre os programas que serão abordados nas vídeo-aulas, estão: FreeCad (CAD/ BIM); QCAD (CAD); GIMP (edição de imagens); Inkscape (edição de imagens); Blender (3D e renderização); QGIS (georeferenciamento/planejamento).

O presidente do CAU/RS agradeceu a atenção da FNA à demanda, mencionando a importância do acesso aos softwares livres tanto por quem está entrando no mercado quanto para profissionais já estabelecidos na Arquitetura e Urbanismo. “Nosso papel agora é divulgar essas tecnologias e produtos para que arquitetos e urbanistas possam fazer uso. Nossa expectativa é de que esta iniciativa seja bem-recebida pelos colegas e que seja um ponto de inflexão nos escritórios, que passarão a ter à disposição uma ferramenta adequada, que funciona”, destacou Tiago Holzmann da Silva.

“A proposta do Solare é fomentar a construção coletiva de softwares livres para o exercício profissional na área de arquitetura e urbanismo, sendo base a capacitação dos profissionais envolvidos. O apoio do CAU/RS é um passo fundamental para a ampla divulgação e comprometimento da comunidade com o projeto”, afirmou a presidente da FNA, Eleonora Mascia.

De acordo com Danilo Matoso, a FNA pretende ampliar as comunidades de usuários de softwares livres no Brasil, tornando possível o efetivo fomento do desenvolvimento de ferramentas de uso exclusivo de arquitetos, urbanistas e engenheiros, como os softwares de CAD e BIM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Candidaturas às prefeituras nas eleições 2024 recebem propostas dos profissionais da Arquitetura e Urbanismo

Declaração do Rio: dos Softwares Livres para Arquitetura e Urbanismo

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023-2025

Pular para o conteúdo