Getting your Trinity Audio player ready...
|
O CAU/RS e a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) acabam de lançar o livro digital “Migrando para soluções abertas: guia para arquitetos e escritórios”. A publicação é mais uma ação do projeto Solare, resultado da parceria firmada pelas duas entidades para habilitar os profissionais da arquitetura e urbanismo ao universo dos softwares livres. Este movimento democratiza o acesso à tecnologia, reduz custos e empodera os arquitetos a adaptarem ferramentas às suas necessidades específicas.
Além de gratuito, o software livre oferece uma série de vantagens, como flexibilidade e uma comunidade vibrante contribuindo continuamente para aprimoramentos. Aderir a essas soluções de código aberto impõe uma série de desafios, como a curva de aprendizado inicial e a interoperabilidade com formatos de arquivos padrões da indústria. Por isso, o livro aborda as barreiras de forma detalhada, oferecendo soluções práticas e estudos de caso.
O manual é um recurso abrangente que guia os leitores através do processo de seleção, aprendizado e implementação de softwares de código aberto em seus fluxos de trabalho de arquitetura. Desde a análise de softwares específicos até estratégias de migração de dados, o livro serve como um companheiro indispensável.
O que você vai encontrar no livro:
Introdução ao Software Livre e Código Aberto: Benefícios e filosofia do software livre.
Análise de Softwares de Código Aberto: Detalhamento de ferramentas como QCAD, Blender, e FreeCAD.
Migração de Dados e Interoperabilidade: Estratégias para uma transição suave entre plataformas.
Introdução ao BIM com IFC, BlenderBIM e FreeCAD: Exploração do BIM em um contexto de código aberto.
Estratégias de Marketing de Projetos através da Modelagem 3D em Software Livre: Utilização de modelagem 3D para promoção de projetos.
Mapeamento e Cartografia na Arquitetura e Urbanismo: Uso de softwares livres em mapeamento e planejamento urbano.
Colaboração em Ambientes de Software Livre: Colaboração e gerenciamento de projetos com ferramentas abertas.
Suporte e Comunidade: Engajamento e apoio dentro da comunidade de software livre.
O Protocolo de Intenções firmado entre o CAU/RS e a FNA em 2022 que deu origem ao Projeto Solare faz parte da políticas de incentivo ao uso de programas de código aberto. A parceria viabilizou ainda o acesso a ferramentas de softwares livres e cursos e um fórum de discussão para oferecer suporte aos profissionais da arquitetura que desejam explorar este universo.
Quer saber mais sobre o assunto? Ouça aqui o episódio do podcast Perspectivas CAU/RS, produzido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) para a Rádio Arquitetura.
3 respostas
Como devo proceder para ter acesso ao uso do software livre ?
Olá, Marlene! Basta acessar a plataforma de cursos clicando no botão “acesse a plataforma do Solare” ao final da matéria que você encontrará as informações necessárias para conhecer mais o universo e as possiblidades do Software Livre.
Tema super interessante, principalmente no momento em que a Arquitetura vive, momento de desafio diante da necessidade eminente da implementação BIM.