Ações Emergenciais

CAU/RS firma convênio com cooperativas do Vale do Taquari

Serão contempladas 600 residências de agricultores familiares, afetadas pelas chuvas de setembro de 2023.
Getting your Trinity Audio player ready...

Antes mesmo que o Rio Grande do Sul inteiro enfrentasse a tragédia iniciada ao fim de abril de 2024, em setembro de 2023 a região do Vale do Taquari já havia sido devastada por fortes enchentes que atingiram municípios como Lajeado, Muçum e Roca Sales.

As chuvas deste período fizeram mais de 40 vítimas e deixaram mais de 20 mil desalojados, além de 5 mil desabrigados, num total de 359 mil pessoas impactadas.

Pensando em maneiras de auxiliar na recuperação e reconstrução das moradias atingidas, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) firmou convênio com duas cooperativas gaúchas, a Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar (COOHAF) e a Cooperativa Habitação Camponesa, que atuam na região.

O objetivo do convênio é garantir a isenção da taxa do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) para serviços prestados por profissionais da Arquitetura e Urbanismo, que atendam as necessidades habitacionais de interesse social decorrentes das fortes chuvas naquele período. 

Serão contempladas 600 residências de agricultores familiares, beneficiados pelos programas sociais da União Federal no Vale do Taquari, conforme Portaria do Ministério das Cidades. Os recursos financeiros da União serão enviados diretamente às cooperativas.  

“Somos muito gratos a essa oportunidade de convênio com o CAU/RS para trabalhar com a isenção da taxa de RRT no programa ‘Minha Casa, Minha Vida Rural’, uma vez que as famílias que serão contempladas realmente perderam tudo. Ficamos muito agradecidos e sabemos que este é o começo de futuras iniciativas em parceria com o Conselho”, destaca o presidente da COOHAF, Juarez da Rosa Cândido.

Para Caio Santanna, presidente da Cooperativa Habitação Camponesa, o convênio reforça o compromisso do CAU/RS com toda a sociedade. “Sabemos da importância que é a moradia para essas famílias tão fortemente atingidas, e temos um Conselho que consegue olhar com empatia, compaixão e solidariedade para esta realidade.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/RS e CAU/BR firmam parceria para reconstrução de áreas afetadas no Rio Grande do Sul

CAU/RS participa de reunião com Prefeitura de Canoas

CAU/RS e CREA-RS participam de reunião sobre Plano Rio Grande

Pular para o conteúdo