Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) tem visitado novos gestores dos governos estadual e federal, com o objetivo de levar para essas instâncias as pautas e políticas que interessam aos arquitetos e urbanistas, bem como à sociedade.
Na última segunda (17/04), o presidente do Conselho, Tiago Holzmann da Silva, participou de uma agenda com o deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS). Ele estava acompanhado do conselheiro federal, Ednezer Flores, do assessor de Relações Institucionais do CAU/RS, Fausto Leiria, e do assessor jurídico do IAB RS, Armênio de Oliveira dos Santos.
A pauta incluiu diversos assuntos, alguns dos quais já são temas prioritários do Conselho, como o incentivo às ações de melhorias na qualidade do ensino da Arquitetura e Urbanismo, fomentando a academia a ter melhor entendimentos das práticas desta profissão, perante a realidade habitacional no território nacional.
A reunião incluiu, ainda, o debate sobre a adesão à frente parlamentar, para combater movimentos que buscam a extinção dos conselhos profissionais; o apoio na divulgação, fomento e implementação da Lei de ATHIS em municípios brasileiros, e a adesão e apoio na implantação do projeto de Lei do Microempreendedor Profissional (MEP). Ao fim do encontro, o deputado recebeu a cartilha que reúne as principais propostas do Conselho para autoridades e prefeituras de todo o país. A cartilha foi recentemente entregue durante a Marcha dos Prefeitos 2023, evento realizado em março, em Brasília.
“Na esfera do legislativo, estamos conversando com diversos deputados federais e estaduais, como foi o encontro com o deputado Alceu Moreira, liderança importante no Congresso Nacional e que destacou o necessário protagonismo dos arquitetos e urbanistas no planejamento das cidades e seus projetos”, afirma o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva.
“Encontro positivo e produtivo, onde as argumentações e pautas que expomos foram bem recebidas pelo deputado. Ele abordou temas em sintonia com as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo CAU, opinando que o ensino de graduação deveria estar em sintonia com a realidade das cidades brasileiras, em parceria com os gestores municipais, preparando melhor os novos profissionais que irão para o mercado de trabalho”, aponta o conselheiro federal Ednezer Flores. “Convidamos o deputado a conhecer nossa sede, ficando a disposição para uma parceria institucional de trabalho na Câmara dos Deputados, em prol da arquitetura e de nossas cidades”, acrescentou.