Getting your Trinity Audio player ready...
|
Na última sexta-feira (01º/09), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) promoveu uma palestra sobre assédio no ambiente de trabalho. Um tema delicado mas urgente em todo e qualquer tipo de espaço profissional, seja privado ou público.
O evento foi realizado no turno da tarde e teve como convidado especial o psicólogo Vitor Barros, da empresa Trabalho no Divã, que realiza consultoria para o CAU Brasil. Diretamente de Brasília, ele pousou em Porto Alegre para apresentar ao quadro de funcionários, estagiários e conselheiros do CAU/RS as situações que configuram como assédio, moral ou sexual, no ambiente de trabalho.
Vitor destacou a necessidade de cuidar do clima entre colegas no expediente, o que pode ser feito individualmente e que terá impacto coletivo. “Desaprendemos a nos comunicar na pandemia e temos que resgatar isso. A comunicação é, de certa forma, nosso diferencial de evolução. E o que vai promover o bem-estar no ambiente de trabalho é cuidar do clima, e cada um tem sua responsabilidade para preservar isso.” O psicólogo e professor universitário também apontou a importância de abandonar a função de “policial” ou “juiz”: evitar acusações e investir na busca por soluções, estabelecendo vínculos saudáveis por meio do diálogo.
“Esta é mais uma iniciativa do CAU/RS, informando e esclarecendo o trabalhador do Conselho com o objetivo da valorização dos nossos profissionais e para a qualificação do ambiente de trabalho. A consultoria em psicologia coletiva soma-se a outras iniciativas como a consultoria em diversidade, criação da ouvidoria interna e externa, bem como programas de formação”, destacou o presidente do Conselho, Tiago Holzmann da Silva.