Getting your Trinity Audio player ready...
|
Promovido pelo CAU/PR, IAB PR e FPAA, “HABITAT III + COP 21 e suas inserções na política urbana” terá palestra da vice-presidente do Programa de Cidades da ONU
Com objetivo de definir estratégias para a introdução nos planos diretores das cidades de medidas para alcançar as metas do Acordo de Paris, o seminário internacional “HABITAT III + COP 21 e suas inserções na política urbana” será realizado nesta quinta e sexta-feira, dias 27 e 28 de outubro, no Museu Oscar Niemeyer (MON) em Curitiba.
Um dos motivos à viabilização do evento foi o compromisso assumido pelo Brasil de atingir as metas definidas durante a 21ª Conferência do Clima (COP 21), que aconteceu no final do ano passado, na França. Conhecido como o Acordo de Paris, a ideia desse pacto internacional é limitar o aumento da temperatura média mundial em menos de 2ºC em relação aos níveis pré-industriais.
A realização do seminário é do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná (IAB PR) e da Federação Panamericana de Associações de Arquitetos (FPAA). O evento terá a participação de representantes do CAU/SC e do CAU/RS, além de palestra do presidente do CAU/PE, Roberto Montezuma.
Participam pelo CAU/RS o Presidente em Exercício, Joaquim Haas, a Comissão de Exercício Profissional, composta pelos conselheiros Luiz Antônio Machado Veríssimo, Rinaldo Ferreira Barbosa e José Arthur Fell, e membros da Comissão de Exercício Profissional, os conselheiros Carlos Eduardo Mesquita Pedone, Rosana Oppitz e Roberto Luiz Decó.
O presidente do CAU/PR, Jeferson Dantas Navolar, explica que para alcançar os objetivos pretendidos em relação ao clima há pelo menos três instrumentos legais em vigor no país: o Estatuto da Cidade, os planos diretores e o Estatuto da Metrópole. “Temos claro que para atingir as metas do Acordo de Paris, a discussão passa obrigatoriamente pelas cidades, que abrigam cerca de 90% da população brasileira”. Navolar também esclarece que o seminário pretende trazer esse debate para os arquitetos e urbanistas, contando com as contribuições derivadas da Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável – Habitat III, que ocorreu na última semana, em Quito, no Equador.
Programação
Um dos destaques do seminário será a palestra de abertura que ocorre nesta quinta-feira (27), às 19h30. A apresentação será feita pela vice-presidente internacional do Programa de Cidades da ONU, a australiana Elizabeth Ryan. Já na sexta-feira (28), também no MON, serão realizadas exposições e discussões em grupos de trabalhos, com apresentação de relatório final ou carta de Curitiba sobre o tema.
27/10 | Quinta-feira
- 19h30 – Palestra Magna com a vice-presidente internacional do Programa de Cidades da ONU, Elizabeth Ryan.
28/10 | Sexta-feira
- 9h – Abertura (Jeferson Dantas Navolar, presidente do CAU/PR; João Virmond Suplicy Neto, presidente da FPAA; Irã Taborda Dudeque, presidente do IAB PR; e Claudemir Andrade, presidente do IAB AM).
- 9h30 – Palestra do presidente do CAU/PE, arquiteto e urbanista Roberto Montezuma.
- 11h – Palestra de Ernesto Galindo, representante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
- 14h – Apresentação da Presidente da Associação Paraguaia de Arquitetos, Maria Luz Cubillas, sobre o 25º Congresso da FPAA que ocorrerá em Assunção, em novembro.
- 17h – Apresentação das conclusões dos Grupos de Trabalho e elaboração de documento.