Getting your Trinity Audio player ready...
|
Compromisso de gestão é missão cumprida! Agora todos os Escritórios Regionais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) – localizados em Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Santa Maria – possuem equipamentos para realizar coleta biométrica, que é parte do processo de emissão da Carteira Profissional.
Para obter a Carteira Profissional de arquiteto e urbanista, é necessário seguir o seguinte passo a passo. Tudo começa pelo Registro Profissional.
- Solicitar e obter o Registro Profissional;
- Solicitar a Carteira Profissional;
- Efetuar o pagamento da taxa de emissão da Carteira;
- Realizar a coleta biométrica.
As três primeiras etapas podem ser feitas à distância. A cartilha “Me Formei! E Agora?”, no capítulo “Como me registro no CAU?”, explica em detalhes e tira as principais dúvidas sobre o assunto. A única etapa presencial é a coleta biométrica, que pode ser realizada nos seguintes endereços:
De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h
- Porto Alegre: Rua Dona Laura, 320 – Térreo
- Caxias do Sul: Rua Os Dezoito do Forte, 1639 – Sala 110 – Pátio Eberle
- Passo Fundo: Rua Quinze de Novembro, 961 – Loja 3
- Pelotas: Rua Félix da Cunha, 601
- Santa Maria: Alameda Buenos Aires, 107 – Sala 101
Atendimento presencial | Endereços
Sobre a Carteira Profissional
A Carteira Profissional possui fé pública, ou seja, é um documento de identificação válido em todo o território nacional. Ela carrega o Registro Profissional de cada arquiteto e urbanista e atesta que a pessoa cumpriu todas as etapas necessárias para atuar como profissional de Arquitetura e Urbanismo, sob o guarda-chuva da Lei nº 12.378/2010, com todos os seus deveres e responsabilidades.
Emissão de segunda via
A segunda via da carteira poderá ser solicitada mediante pagamento de taxa ou não, dependendo da situação. Há isenção de taxa nas seguintes situações:
- Extravio;
- Divergência de dados biográficos e biométricos – neste caso, a divergência deve ser apontada em até 90 dias do recebimento ou retirada da Carteira pelo profissional.
Atendimento
De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h
- Telefone e WhatsApp*: (51) 3094-9800
- E-mail: atendimento@caurs.gov.br
*Apenas para mensagens de texto.