Atendimento

Coleta biométrica nos Escritórios Regionais do CAU/RS

A coleta de dados biométricos é parte do processo de emissão da Carteira Profissional de arquiteto e urbanista. Saiba como emitir e onde realizar o procedimento!
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Compromisso de gestão é missão cumprida! Agora todos os Escritórios Regionais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) – localizados em Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Santa Maria – possuem equipamentos para realizar coleta biométrica, que é parte do processo de emissão da Carteira Profissional.

Para obter a Carteira Profissional de arquiteto e urbanista, é necessário seguir o seguinte passo a passo. Tudo começa pelo Registro Profissional.

  1. Solicitar e obter o Registro Profissional;
  2. Solicitar a Carteira Profissional;
  3. Efetuar o pagamento da taxa de emissão da Carteira;
  4. Realizar a coleta biométrica.

As três primeiras etapas podem ser feitas à distância. A cartilha “Me Formei! E Agora?”, no capítulo “Como me registro no CAU?”, explica em detalhes e tira as principais dúvidas sobre o assunto. A única etapa presencial é a coleta biométrica, que pode ser realizada nos seguintes endereços:

 

De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h

  • Porto Alegre: Rua Dona Laura, 320 – Térreo
  • Caxias do Sul: Rua Os Dezoito do Forte, 1639 – Sala 110 – Pátio Eberle
  • Passo Fundo: Rua Quinze de Novembro, 961 – Loja 3
  • Pelotas: Rua Félix da Cunha, 601
  • Santa Maria: Alameda Buenos Aires, 107 – Sala 101

 

Atendimento presencial | Endereços

 

Sobre a Carteira Profissional

A Carteira Profissional possui fé pública, ou seja, é um documento de identificação válido em todo o território nacional. Ela carrega o Registro Profissional de cada arquiteto e urbanista e atesta que a pessoa cumpriu todas as etapas necessárias para atuar como profissional de Arquitetura e Urbanismo, sob o guarda-chuva da Lei nº 12.378/2010, com todos os seus deveres e responsabilidades.

 

Emissão de segunda via

A segunda via da carteira poderá ser solicitada mediante pagamento de taxa ou não, dependendo da situação. Há isenção de taxa nas seguintes situações:

  • Extravio;
  • Divergência de dados biográficos e biométricos – neste caso, a divergência deve ser apontada em até 90 dias do recebimento ou retirada da Carteira pelo profissional.

 

Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h

*Apenas para mensagens de texto.

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