Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Comissão herdará, em um primeiro momento, o acompanhamento de ações civis públicas que contaram com o trabalho da antiga CTPH e foram ou movidas ou apoiadas pelo CAU/RS.
O Plenário do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) aprovou, em setembro deste ano, a criação da Comissão Especial de Patrimônio Cultural (CPC). Formada pelos conselheiros Oritz Adriano Adams de Campos, Rômulo Plentz Giralt, Rodrigo Spinelli e também pela conselheira Márcia Elizabeth Martins, a Comissão é fruto do trabalho da Comissão Temporária de Patrimônio Histórico (CTPH), que desenvolveu seus trabalhos de fevereiro de 2019 até agosto de 2020.
De acordo com o Regimento Interno do CAU/RS, as comissões temporárias tem duração de seis meses, prorrogáveis por igual período. Considerando, contudo, que o tema do Patrimônio Cultural não se esgotou durante a vigência da CTPH, bem como a necessidade de haver uma instância específica, dentro do CAU/RS, para tratar de ações educativas e também de ação institucional referente a este assunto, criou-se a Comissão Especial, a qual tem caráter permanente.
A Comissão herdará, em um primeiro momento, o acompanhamento de ações civis públicas que contaram com o trabalho da antiga CTPH e foram ou movidas ou apoiadas pelo CAU/RS em defesa de bens protegidos, como, por exemplo, o Cine Teatro Colombo, em Sant’Ana do Livramento, e a antiga fábrica da Cervejaria Polar, em Estrela.
Além disso, a comissão terá por objetivos articular uma rede estadual para a promoção e proteção do patrimônio cultural, interligando órgãos públicos e entidades, além de conduzir as ações institucionais do CAU/RS referente ao assunto.
O relatório conclusivo da CTPH, no qual constam toda as ações promovidas ela antiga Comissão, encontra-se disponível no Portal da Transparência do CAU/RS.