Getting your Trinity Audio player ready...
|
Objetivo é desenvolver o anteprojeto do protótipo de unidade sanitária que poderá ser utilizado em domicílios urbanos do Rio Grande do Sul.
Promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, núcleo Rio Grande do Sul (IAB RS), foi lançado nesta segunda-feira (14) o Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo para o Anteprojeto de Protótipo de Unidade Sanitária voltada à Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) em domicílios urbanos do Rio Grande do Sul. A iniciativa conta ainda com o apoio institucional do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
Podem participar profissionais de Arquitetura e Urbanismo de todo o Brasil. As inscrições estarão abertas no período de 17 de setembro a 23 de outubro de 2020 e devem ser realizadas online, em formulário disponível no site oficial do concurso. O valor da taxa de inscrição é de R$ 50. As cinco melhores propostas receberão cada uma, um prêmio de R$ 5 mil.
Saiba mais
O concurso “ATHIS Unidade Sanitária” é uma ação complementar ao projeto especial Nenhuma Casa sem Banheiro, cujo objetivo é viabilizar a promoção de melhorias sanitárias domiciliares por meio de projetos executados por profissionais de Arquitetura e Urbanismo. Trata-se de um subprojeto do programa ATHIS Casa Saudável e faz parte do pacote de medidas aprovado pelo CAU/RS como resposta à pandemia e ao impacto na atividade econômica, fortalecendo o protagonismo de arquitetos e urbanistas no desenvolvimento de soluções para cidades e espaços mais saudáveis e seguros.
Lançado em junho deste ano, o projeto especial Nenhuma Casa sem Banheiro tem apoio institucional do ONU-Habitat e foi desenvolvido a partir do Programa de Melhorias Sanitárias, promovido pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e que disponibiliza modelos de projetos e documentos técnicos dos componentes de saneamento que conformam uma unidade sanitária domiciliar padrão, utilizada em processos licitatórios e executada em residências em território nacional.