Getting your Trinity Audio player ready...
|
As inscrições para o Concurso Público Nacional de Arquitetura para o Memorial às Vítimas da Kiss encerraram superando expectativas referente ao número de participantes e abrangência nacional.
Foram 133 inscritos, sendo 40 deles do Rio Grande do Sul. Os demais participantes representam 13 diferentes estados, com destaque para São Paulo, Paraná e Minas Gerais.
“A participação de arquitetos de todo o Brasil demonstra o grande interesse dos profissionais em oferecer sua competência e criatividade para que Santa Maria faça uma homenagem significativa e relevante às vítimas da tragédia” destaca o coordenador, arquiteto Tiago Holzmann da Silva.
A entrega das propostas está prevista para dia 2 de abril, via site do Concurso, e a divulgação do grande vencedor está marcada para o dia 10 de abril, em evento público que será realizado em Santa Maria (RS). A arquiteta Anneliese Corrêa, coordenadora adjunta do Concurso, considera que “a AVTSM e a cidade de Santa Maria escrevem um capítulo especial na história da arquitetura brasileira ao realizarem o primeiro concurso nacional financiado exclusivamente com doações da comunidade”.
O concurso foi lançado no dia 27 de janeiro deste ano com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) e promoção da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), com apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria, do Escritório das Nações Unidas de Serviços de Projetos e das três faculdades de Arquitetura e Urbanismo da cidade.
Fique por dentro do cronograma:
2 de abril de 2018 – Entrega das propostas via site do Concurso
5 a 8 de abril de 2018 – Julgamento das propostas entregues
10 de abril de 2018 – Divulgação do resultado
24 de abril de 2018 – Premiação e Apresentação Pública da Proposta Vencedora
Uma resposta
Gostaria de entender que a grande participação no concurso seja para homenagear as vítimas, mas infelizmente, meu entendimento é de que a falta de mercado e emprego estão levando os arquitetos a disputarem prêmios em concurso de projeto.
Com a falta de clientes, o tempo livre contribui para esta alternativa.