Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Concurso Nacional de Arquitetura EcoParque Itaipu divulgou seus vencedores e o primeiro lugar ficou com uma equipe do sul do país, que tem como autor André Augusto Prevedello, da AP Arquitetos (Curitiba/PR), e como co-autor Estevan Barin, da EArquitetos (Porto Alegre/RS).
As proposições arquitetônicas deveriam estar preparadas para conter e/ou receber tecnologias, sejam elas digitais ou soluções baseadas na natureza, de forma que o EcoParque possa se tornar um laboratório de soluções 5.0. A proposta da equipe liderada por Prevedello combinou arquitetura e paisagem através de espacialidades fluídas, sistemas digitais e sistemas ecológicos diversos, capazes de proporcionar experiências e atmosferas únicas.
O projeto partiu da criação de ilhas em meio à água e vegetação. São pontos de uso intenso com diversas experiências físicas e digitais criando hotspots (termo empregado na ecologia com significado de áreas de máxima biodiversidade) interconectados por trilhas e passeios. As ilhas foram criadas aproveitando as áreas sem vegetação do parque. Assim, o projeto mantém intactas os maciços arbóreos existentes criando passagens conectadas em meio a vegetação local.
Conheça as propostas vencedoras
Estruturas para Arquitetos
Além de arquiteto e urbanista co-autor do projeto vencedor, Estevan Barin é mestre e especialista em estruturas e tem circulado pelo Rio Grande do Sul com o Rumos da Arquitetura e Urbanismo, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), levando sua oficina Estruturas para Arquitetos (EpA). De uma maneira prática, os participantes podem sentir por meio da forma, da angulação e do peso o impacto das estruturas.