Institucional

Conselheiros federais tomam posse em Brasília

CAU Brasil realizou solenidade no Dia do Arquiteto e Urbanista.
Getting your Trinity Audio player ready...

No dia 15 de dezembro, data que celebra o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista e o aniversário do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, foi realizada a solenidade de posse do plenário do CAU Brasil para a gestão 2024-2026.

Os conselheiros titulares de 26 Estados e do Distrito Federal, e seus suplentes representantes dos CAU/UF e das Instituições de Ensino, foram empossados e farão parte da próxima gestão, que começa dia 1º de janeiro de 2024.

No Rio Grande do Sul, o arquiteto e urbanista Carlos Eduardo Mesquita Pedone foi eleito conselheiro federal titular, enquanto o cargo de suplente será ocupado pela arquiteta e urbanista Inês Martina Lersch.  Já o conselheiro e coordenador da Comissão de Ética e Disciplina, e coordenador adjunto da Comissão Especial de Patrimônio Cultural (CPC) na atual gestão, Fábio Müller, foi eleito conselheiro titular representante das Instituições de Ensino Superior (IES), junto Poliana Ueda (suplente). Eles foram empossados pela coordenadora da Comissão Eleitoral Nacional (CEN), Cristina Evelise.

“Temos que valorizar a arquitetura, os arquitetos, protegera a sociedade. Entender o que é o Brasil hoje, o que a gente precisa fazer, o que o Brasil precisa do nosso ofício é algo essencial que eu quero transmitir aos meus colegas que nos sucedem”, afirmou a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh.

“Acredito que o importante seja abrirmos espaço para levar ao CAU Brasil todo o histórico de ações que já iniciamos aqui no Rio Grande do Sul e que podem contribuir para melhorar normas já aplicadas, bem como a implementação de políticas públicas. E queremos contribuir no plano federal também por meio de uma aproximação com o Congresso, pois sabemos que o governo atual vive uma carência de profissionais da Arquitetura e Urbanismo. Esta será uma pauta da gestão que começa agora em 2024″, explicou Carlos Eduardo Pedone.

De acordo com Fábio Müller, não faltarão escuta, diálogo, disposição e luta. “É uma honra ter sido eleito conselheiro representante das IES no plenário federal e estar investido da confiança e da esperança de docentes e coordenadores de cursos de todo o país, para que se consolide ensino e formação de qualidade em nossa disciplina. Tenho ciência do desafio e responsabilidade grandíssimos. Certamente, será um outro tempo de bastante aprendizado pessoal e profissional para o qual espero contar com discernimento, inspiração e habilidade para realizar os importantes avanços necessários à Arquitetura e Urbanismo no país, em conjunto com minha suplência e demais conselheiros federais”, afirmou.

“Reitero fundos agradecimentos a todos e todas apoiadores nesse processo, desde os três anos como conselheiro estadual titular no CAU/RS até o tempo que alcanço agora. Entre tantos, ao presidente Tiago Holzmann da Silva e aos conselheiros componentes da CEF CAU/RS, estimuladores desde a primeira hora, e que trilharam o caminho do pleito mais proximamente. Tenho nítido que esse triunfo deve-se, em grande parte, pela acuidade, zelo e encaminhamentos qualificados do CAU/RS nas temáticas de ensino e formação nos últimos anos, com os quais continuarei comprometido”, complementou Fábio.

Nádia Somekh e Carlos Eduardo Pedone. | Foto: CAU Brasil 

Nádia Somekh e Fábio Müller| Foto: CAU Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Arquitetura e Urbanismo para transformar as cidades

Presidente do CAU/RS recebe homenagem de Sant’Ana do Livramento

CAU e ABNT firmam parceria para auxiliar profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo