Getting your Trinity Audio player ready...
|
A luta do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) contra o uso abusivo do pregão nas contratações públicas, principalmente nas relacionadas a projetos e obras de Arquitetura e Urbanismo, ganhou fôlego e força em 2018 ao somar-se com outras entidades estaduais. O grupo, que já tinha em sua formação a presença do CAU/RS, CREA-RS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), SENGE-RS (Sindicatos dos Engenheiros), SERGS (Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul) e IAB RS (Instituto de Arquitetos do Brasil), agora conta com representante do Sinaenco-RS (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva).
A última reunião do grupo ocorreu dia 11 de setembro na sede do CAU/RS, em Porto Alegre, e contou com participação do presidente e vice do Conselho, arquitetos e urbanistas Tiago Holzmann da Silva e Rui Mineiro; do Chefe de Gabinete, Fausto Loureiro; do Gerente Geral, Tales Völker; do Conselheiro Federal Ednezer Flores; de Alexandre Irigoyen de Oliveira, Gerente Jurídico do CREA-RS; Fernando Martins Pereira da Silva, diretor do SENGE-RS; Luís Roberto Ponte, presidente da SERGS; e Luciano Bezerra da Silva, presidente do Sinaenco-RS.
Na reunião, ficou ajustado que as entidades seguirão com as atividades de fiscalização e que serão intensificados os contatos com prefeituras e Tribunal de Contas. Além disso, haverá investimento em ações de mídia visando esclarecer a sociedade e os órgãos públicos sobre os prejuízos do uso abusivo do pregão.