Getting your Trinity Audio player ready...
|
Em sua terceira edição de um ciclo bi-decenal (1976, 1996 e 2016), chegou a vez da América Latina ser contemplada com a 3ª Conferência da ONU – Habitat III, a conferência das Nações Unidas sobre habitação e desenvolvimento urbano sustentável.
O evento que ocorre no mês de outubro deste ano na cidade de Quito, no Equador, teve sua estreia em 1976 (a Habitat I), instituindo o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), na cidade de Vancouver, no Canadá.
Em sua última edição na cidade de Istambul, na Turquia, a Habitat II ficou também conhecida como “Cúpula das Cidades”, onde foi apresentada a Agenda Habitat, um documento aprovado pelos estados-membros se comprometendo a promover habitação adequada, assentamentos humanos sustentáveis, participação da cidadania, igualdade de gênero, entre outros aspectos.
Com objetivo preparatório, a ONU está convocando os Estados-Membros, instituições e a sociedade civil a comparecer na 3ª Conferência da ONU – Habitat III, organizando reuniões temáticas e regionais no intuito de garantir uma discussão inclusiva e centrada no tema do desenvolvimento urbano sustentável.
Representado por seu Presidente Haroldo Pinheiro, o CAU/BR faz parte do Conselho das Cidades instituído pela Resolução Administrativa nº 29 de 2014, que compõe o Grupo de Trabalho Habitat, onde auxilia na proposição de uma Agenda Urbana brasileira para os próximos 20 anos.
A 3ª Conferência da ONU – Habitat III discute as ideias sobre “Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável”, representando uma chance para as nações definirem a “Nova Agenda Urbana”, capaz de responder aos desafios modernos da urbanização, onde governos possam tomar iniciativas em prol de um novo modelo de um desenvolvimento urbano.