Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Projeto Acervos é uma das propostas financiadas pelo Termo de Fomento nº 04/2019 do CAU/RS.
O Projeto Acervos é uma parceria idealizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para organização do arquivo histórico, acervo bibliográfico e material museológico da instituição. Fundado em 1948 em Porto Alegre, o IAB RS carece de organização sistemática do seu acervo, dificultando o acesso de pesquisadores e público geral ao conteúdo acumulado pela organização.
O Instituto remonta a um período histórico importante para a fundação e consolidação do curso de ensino superior em Arquitetura na região, contendo documentação sobre os debates feitos pelos profissionais da área, como eventos e congressos, além da documentação institucional como atas e relatórios de gestão, que demonstra a trajetória dos arquitetos no Estado. Além disso, o arquivo local conta com o acervo privado de Enilda Ribeiro, esposa de Demétrio Ribeiro e figura importante para o campo profissional, tanto em sua atuação como arquiteta como em sua atuação dentro do IAB RS e Nacional.
A instituição acumulou tanto documentos quanto materiais diversos a partir das pessoas que fizeram parte de sua história. Há revistas, livros, fitas VHS e cassete, plantas e catálogos, materiais que além de compor a vida da instituição fazem também parte de uma história maior. O principal objetivo dessa parceria é organizar os documentos para torna-los acessíveis ao público, para que assim a história do IAB RS e da arquitetura no estado possa ser contada, pesquisada e rememorada pelos pares e pela cidade de Porto Alegre.
2 respostas
Parabéns pela iniciativa !
O acervo do IAB-RS teria significativo complemento com o acervo da Comissão de Graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo. Quando fui Coordenador de Graduação existiam documentos ( preservados ateh então pela Profa. Ana Busko) que descreviam a estrutura do curricular do inicio do curso de Arquitetura da UFRGS. Tanto quanto sei, não existe projeto para a preservação desta documentação no âmbito da Faculdade de Arquitetura
Excelente notícia. O IAB/RS possui uma história rica na defesa da Arquitetura, do Urbanismo e do Direito à Cidade. Uma iniciativa muito importante para a preservação do legado de inúmeros Arquitetos e Arquitetas que fizeram a história do IAB. Parabéns.